sexta-feira, 29 de abril de 2011

3 pesquisas e um grupo



As três pesquisas que envolveram os processos das peças em comemoração aos 7 anos do Teatro da Neura no evento chamado Neurofobia, foram completamente distintas, mas não foi proposital. 

Cada montagem envolveu determinadas decisões e influências de seu elenco, direção e agregados que, ao longo de seu desenvolvimento, obrigou encaminhamentos diferentes mesmo.  Agora, ao ver esses processos quase terminados, faltando apenas completar aquilo que é o mais importante que é a troca com a platéia, é possivel imaginar o quanto de envolvimento, comprometimento e disponibilidade de cada um foi importante.

Mas não foi uma disponibilidade diletante, mas uma disponibildade típica de trabalhadores da arte que fazem o melhor que podem para o benefício de um projeto de grupo que se modifica e se aprimora a cada ano, a cada novo nome que se aproxima, a cada parceiro que contribui.

E aí, caro leitor digital, ao convidar você para ver as três peças (Quando as Máquinas Param, Dorotéia e Nova Canaã) estamos convidado para trocar três eperiências novas do grupo e diferentes entre si. Ousadas por concepção e provocativas por escolha.

O convite é de verdade e a troca, essa, esperamos que aconteça plena, doa a quem doer, incomode a quem incomodar. sorriso a que sorrir.
Maio será uma doideira só.

terça-feira, 26 de abril de 2011

A ousadia de produzir teatro

Veja só.
É com um orgulho do tamanho do mundo que o Teatro da Neura apresentará, no momento em que se completa 7 anos de trabalhos contínuos, 3 peças para a apreciação da platéia.  Foi um ano - o de 2010 - bem intenso e com encontros maravilhosos. Conseguimos agregar nomes deliciosos de se trabalhar, de se conviver, de beber, conversar...

E daí pra todos quererem muito estar juntos pra montagens de peças foi um pulo. E não foi somente esse povo junto: foram essas pessoas juntas pra esses projetos juntos. 
 
Mas essa loucura teve seu preço. Economicamente é uma loucura que ainda é ousadia. Produzir peça de teatro de pesquisa ainda é um desafio enorme. Mas produzir peças de teatro no Alto Tietê é quase insano. Sem apoio de poder público para ajudar na produção das coisas, essa tarefa é quase impossivel não fosse a vontade persistente de todo mundo que ama essa coisa toda.

Quando eu falo de ajuda, não confundir com dependência da esfera pública para a criação artística, mas fazer cumprir seu papel em equilibrar as forças da indústria cultural que massifica a arte para massificar o pensamento de quantas pessoas achar pela frente (e olha que acham muita gente!).

Já que essa força não é equilibrada pelo poder público local, cabe persistir com essa caminhada. Ela é incansável. Milheres de lindas obras de arte foram produzidas pela paixão de quem as faz mesmo ocm parcos recursos seja lá de quem for.
Agora, para o Teatro da Neura, essa experiência em fazer valer essas três estréias, são oportunidades únicas para provar o que de mais insano o grupo tem: sua paixão pelo teatro e pela troca.

Visitem os blogs. Visitem os neuras. Visitem as peças. Será para nós uma honra.

www.doroteiadoneura.blogspot.com

www.novacanaaneura.blogspot.com

www.quandoasmaquinasparam.blogspot.com

Esperamos todos vocês lá.
O ingresso é R$ 20,00 mas se você quer ver as 3 peças, terá 50% de desconto em todas. Aproveita.


Afinal, os doidos precisam de compreensão também.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Antígona dá as caras

É sempre bom voltar com Antígona. Ela nos força e sermos atuais, a estarmos ligados naquilo que nos rodeia, nos tira do cotidiano, nos força a pensar o mundo.

Ah, como é bom poder trocar, sentir o público no momento em que ele aparece e se manifesta. Teremos esse novo encontro no 1º Festival de Teatro de Suzano. Uma maravilha poder estar junto com uma platéia que é convidada a estar conosco, a pensar conosco esse mundo que nos rodeia. 

Agora, estamos com algumas alterações de elenco e isso nos trouxe novas experiências.

Tenho a impressão que sexta feira será um noite bem especial.

Abaixo algumas fotos de ensaios.

Serviço antes:
Antígona de Sófocles
Dia 08 de abril as 20h no Galpão das Artes que fica na Rua 9 de julho, 267 no centro de Suzano.

GRÁTIS!!







Depois de 2 anos

Abaixo algumas fotos do reencontro de A Serpente. Foi muito bom tudo isso.









Por Karen Duovit