quarta-feira, 23 de outubro de 2013

UMA MOSTRA QUE INSISTE

Nona Mostra de Referências Teatrais começa dia 24 de outubro na Praça João Pessoa as 15h


Uma só palavra pode representar o que significa a realização da Nona Mostra de Referências Teatrais de Suzano: ufa. É um ufa pela insistência de que ela deve acontecer.
 



Acontecer a Mostra é mais importante do que a própria Mostra. Não que ela não deva avançar em vários aspectos, mas a sua continuidade é um respiro importante em meio a tantos ruídos desnecessários e a um marasmo cultural que não abarca mais artistas da cidade. Pois os artistas da cidade estão por aqui e estão trazendo colegas de luta para esses 10 dias de espetáculos gratuítos.

Nós, artistas da cidade, queremos avançar. Sempre foi exigido a profissionalização dos artistas alegando que éramos desfocados, irresponsáveis e sem comprometimento com as ações. Pois bem, agora estamos nos tornando o que nos pediram. Chegou a hora de exigir dos gestores públicos essa profissionalização.

Esse espaço de diálogo se torna fundamental e cada vez mais vertical quanto a direitos, deveres e principalmente equiparação de investimentos não como uma forma de dependência, mas como uma maneira do poder público realizar aquilo para o qual foi criado: respeitar o interesse público mesmo que esse interesse não seja do gestor.

Nesse ano, depois de muita conversa, parece que aconteceu a primeira tentativa de diálogo. Sem esse diálogo a Mostra com certeza não aconteceria. Foi de convencimento e confiança mútua. De entender que jogar junto é saber que, se perdermos, todos perdem e, se ganharmos, todos ganham. Parece pouco, mas é muito quando estamos falando de ruídos de tudo quanto é lado e um monte de gente de tudo quanto é lado torcendo para que tudo dê errado.

Nós artistas não queremos que nada dê errado. Lutamos, erramos, acertamos para que tudo dê certo! Porque o "dar certo" já nos exige muita luta. Diferente dos anos anteriores, todas as peças serão realizadas nas principais praças da cidade: Praça João Pessoa e Praça Cidade das Flores. Obviamente que seria lindo se espetáculos acontecessem dentro dos espaços públicos e até mesmo nos novos espaços culturais que já começam a tomar conta do cenário cultural de Suzano. Mas esse ano será assim.

E sabemos também que os artistas que ocuparão a rua nesse ano estarão colaborando numa missão incansável que é fazer com que esse projeto continue e alimente de esperanças de mais arte para a população, mais acesso a bens culturais, mais diversidade, mais referência, mais qualidade, mais nos bairros, mais e mais.

Esses artistas - da cidade e convidados - que estarão nessa edição merecem todo o nosso respeito. Estaremos lá exercendo nosso ofício e continuando essa saga que não encerra na Mostra, mas, aqui em Suzano, passa por ela.

Na esperança que essa nona edição colabore para a arte em Suzano e região, que estimule um diálogo melhor com todos - população, poder público, artistas e com a arte-, que nos traga uns minutos de tranquilidade motivada pela troca mútua, respeito e sensibilidade cada vez mais raros nesse mundo cão em que vivemos e que os dias ensolarados que iluminarão todos os artistas que lá estarão irradie nos corações dos de boa vontade.

Estamos todos juntos na merda ou no jardim. Só precisamos escolher em que lugar queremos viver. Escolhemos o jardim.

Acompanhem a programação:
www.mostradereferencias.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário