domingo, 12 de dezembro de 2010

Cultura perde orçamento em Mogi


E quando a gente pensa que as coisas estão ruins, parece que pode piorar.

É possível que o orçamento da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes (SP) que já era pouco girando em torno de 1 milhão de reais, para o ano que vem cairá para 700 mil.

Incrível imaginar que uma cidade que, se não me engano é a cidade do Alto Tietê que mais possui Ponto de Cultura, não conseguiu compreender o quão pode ser importante para seus habitantes, se o orçamento e suas políticas de uso ampliarem para que mais pessoas possam usufruir de suas práticas artísticas cotidianas.

A falta de conceito do que é público e o pensamento limítrofe que os gestores públicos tem me levam a pensar que, mesmo desanimando naturalmente com uma notícia dessas, agora é a hora de refletir sobre essa prática, ver o histórico de quem a leva a cabo e preparar campo para um boa conversa com aqueles que estão ao nosso lado e denunciar diariamente essa postura atrasada que ainda somos obrigados a conviver.

Minhas forças não são poderosas mas são companheiras.

Para tanto, estou aqui solidário a essa luta que ano que vem será mais dura, mais sofrida e obrigará a alguns, infelizmente, a desanimar frente a importância que o poder público deve ter perante seus cidadãos. No nosso caso é cidadão quem recebe a obra artística e também aquele que faz a obra.

Vamos em frente amigos artistas. Estamos apenas começando uma luta que, espero, tenha um fim logo. Mogi é uma bela cidade e com grandes artistas. Não merece essa falta de compromisso que seus dirigentes querem fazer acreditar.

Juntos, seremos mais.
E juntos estamos. 

2 comentários:

  1. Parte dessa luta tem a ver com os artistas e produtores deixarem de "apoiar" a administração desastrada da cultura de Mogi. Todos reclamam, todos chiam, mas muitos continuam fazendo arte na praça por um valor indigno. A gestão oficial usa (com uma habilidade inegável! desenvolvida ao longo de mais de 40 anos) qualquer atividade envolvendo qualquer artista para reverter a imagem desse artista a favor dela, gestão oficial. O artista precisa deixar de, no mínimo, vender seu trabalho por tão pouco. Ou então parar de reclamar. Moro e desenvolvo meu trabalho em Mogi e não conheço sequer um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de apoio ou desenvolvimento de artistas. E não dá pra esperar nada diferente de uma gestão que convoca com apenas 01 dia de antecedência a classe artística para debater a "política cultural" da cidade para 2011. Para 2011?? Em dezembro de 2010?? Não tem seriedade. Desculpe-me, mas não merece nem os 700 mil. Uma pena que seja essa gestão que vai gerir os pontos de cultura municipais.
    Quero minha cidade forte. A cidade que escolhi, pra viver e pra fazer minha arte. E vou continuar lutando por isso! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. E aí o cara do Mogi News me liga, agora a tarde, pra saber qual a minha opinião sobre a audiência pública que houve em Mogi para, segundo ele, a Secretaria Municipal de Cultura tornar públicos os objetivos para 2011. Um dos principais objetivos: descentralizar as atividades culturais na cidade. Mas isso não era bandeira da administração anterior, deixada para trás nessa gestão? E aí ele me pergunta "o que você acha de não se construir o tão esperado Centro Cultural?" É duro. P.S. E ele me disse, de fonte confiável, que o orçamento 2011 de Mogi para a cultura é de 5,4 milhões.

    ResponderExcluir