segunda-feira, 29 de julho de 2013

UMA CONFERÊNCIA LIVRE PARA CHAMAR DE SUA



A VONTADE
O Teatro da Neura apóia a 1ª Conferência Livre de Cultura de Suzano.
Achamos que os conceitos que devem nortear um evento dessa natureza se liga naquilo que o grupo vem procurando e já está no nome: LIVRE.



Porque é possível ser livre ou buscar essa liberdade sem perder as parcerias e sem servir de massa de manobra política.

Apoiamos a 1ª Conferência Livre na medida que nós a utilizaremos pra fazer valer os direitos que a política cultural tomou nos últimos anos no Brasil e não para taco raso de discussões e disputas que, na média, prejudicam menos ou mais os fazedores e apreciadores da arte.

O COMPROMISSO
Está claro que falta sim uma visão mais cidadã da atual gestão que muitos políticos e artistas colocam apenas na conta do atual Secretário Municipal de Cultura Suami de Azevedo. Mas sabemos que trocar ele não resolverá o problema porque ele segue uma política maior que é a do Prefeito Paulo Tokuzumi que, estranhamente, parte da classe artística e política parece estar blindando e quanto a isso não pactuaremos.

Propor mais do mesmo é energia que não temos tempo a gastar. É chegada a hora de avançarmos.

Suzano viveu grande efervescência cultural mas também perdeu o momento histórico de fazer uma política de Estado e não de governo. O resultado dessa perda de tempo - opção política, vale ressaltar - é o desmonte fácil que todo o aparelhamento cultural sofreu em menos de 6 meses da atual gestão. Se tivesse avançado no quesito cultural, talvez não teria sido tão drástica a ruptura. Aí nesse caso a responsabilidade é mútua e ninguém pode nadar de braçadas nessa disputa.

Cabe agora a nós, artistas nos colocar a nosso próprio favor.

Somente nós sabemos os caminhos que queremos, mesmo que esse caminho seja mais longo.
Somente nós artistas temos a real preocupação com o público, porque somos nós que nos expomos nus no palco, ou no livro, ou na tela, ou no video, ou seja lá onde for.
São os artistas que buscam o sentido da palavra livre a cada início de obra e se vê enquadrado ou tentando enquadrá-lo em estereótipos ou funis cada vez mais estranhos.

É em nome desse tipo de arte e de artista que o Teatro da Neura estará nessa Conferência.

O CONVITE
Convidamos o Secretário Suami de Azevedo para que ele não tema os artistas e suas obras. Que venha para a Conferência e que ouça o que temos a dizer. Por ela ser livre, talvez ela seja a mais verdadeira que Suzano teve nos últimos anos.

Convidamos também os artistas livres dessa cidade. Artistas que efetivamente querem cobrar dos órgãos públicos as obrigações que deveriam cumprir e não cumpriram no passado e também para a nova gestão que infelizmente está mais perdida que amendoim em boca de banguelo por um simples ranço da época das Duchas Corona ou do Banco Nacional.

Convidamos o público que sempre prestigiou a arte em suas mais variadas esferas para esse encontro. Nos tirem dessa zona de conforto e do salto alto. Nós não somos nada sem o público e, apesar de nos mostrar como 'os fodões', somos inseguros e queremos construir juntos a nova história cultural desse país.

Até sábado para esse encontro livre de artistas livres!




Nenhum comentário:

Postar um comentário