quarta-feira, 4 de abril de 2018

A CADELA DO FASCISMO ESTÁ SEDENTA



O Brasil, que vive o golpe institucional dado em 2016, já mirou muita gente com o corte de investimentos na área da saúde e educação, além da retirada dos direitos trabalhistas e execução de ativistas sociais que reivindicam a conquista de direitos. 


Mas, como sabemos, a cadela do fascismo está sempre no cio e dessa vez os seus dentes estão sedentos para a profissão artística. Depois dos “cidadãos de bem” exigirem a censura em exposições em museus, performances artísticas e grupos de rua, parece que essa atitude encontrou eco no poder judiciário.

Não bastou a censura pontual. Era necessário mais.

A Procuradoria Geral da União pretende enfraquecer, desmantelar e desqualificar o artista tirando a obrigatoriedade do DRT como certificação de que aquilo que ele faz é sua profissão. E aprofundar ainda mais as situações precárias que vários atores, atrizes, músicos e técnicos tem que submeter ao longo de sua carreira para conquistar seu ganha pão.

Em outras palavras, perderemos os poucos direitos trabalhistas que uma carteira profissional ainda oferece no Brasil.

Sob uma alegação pífia e de total desconhecimento de como funciona a vida de um profissional da arte, sem consultar os órgãos de representação de classe – Cooperativas, Sindicatos e Associações – colocam na ordem do dia a  ADPF 183 e 293 que causará mais subemprego, descaso, preconceito e abre caminhos para um país mais medíocre que o atual.

Os tempos são sombrios, a população está divida entre atônita e vingativa entre si e não restarão muitos de nós ao fim disso. Mas até lá haverá luta e resistência

Não acabarão conosco. 

A arte, o artista e a sua profissão – para aqueles que a escolheram como tal – vai superar esse golpe como superou outros e vai caminhar – torcemos – ao lado daqueles que percebem que esse país só vai pra frente quando todos os direitos forem recolocados em seus devidos lugares e sua população estiver livre do fascismo que insiste em arrancar a nossa pele!

Não a ADPF 183 e 293

Um comentário:

  1. Na época do PT lutávamos para ampliar nossos direitos.
    Após o golpe lutamos para não perder os poucos direitos que nos restam.

    ResponderExcluir