segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

UMA SEDE QUE NOS ENCHE DE ORGULHO

Espetáculo "Viúva, Porém Honesta" de Nelson Rodrigues
Direção de Cibele Zuchi
 Foto de Giulia Martins

Em 2016 a sede do Teatro da Neura - o Espaço N de Arte e Cultura - promoveu mais de 80 atrações abertas para o público. Foi um local onde outros artistas, movimentos sociais e interessados em transformar esse mundo em um lugar melhor se encontraram para colocar as ideias e as práticas no lugar.



Mais de 1.500 pessoas passaram por lá e ouviram que "esse Espaço não possui apoio do governo Municipal, Estadual e muito menos do governo Federal. É com a ajuda dos ingressos, das bebidinhas e das comidinhas que mantemos esse espaço e os artistas que por aqui passam." Isso não é pouca coisa! Aliás, insisto em dizer que fazer arte por si só não é pouca coisa.

Mas é importante dizer que no nosso caso a luta sempre foi o motivo da nossa existência. Fazemos do nosso ofício a nossa resistência. Somos "cobrados" e até de certa forma retaliados por não pactuarmos com o escracho que uma parte da classe artística - pois não acreditamos que seja a maioria - escolheu se enfiar. Não é fácil colocar a cabeça no lugar em meio ao mundo cão. Mas estamos aí.

Em 2016 o Teatro da Neura estreou dois espetáculos inteiramente novos, reestreou outros 3, encenamos mais de 10 Leituras Encenadas e nos mantivemos com a força na alma e os sorrisos nos olhos! E temos orgulho dessa trajetória.

Descobrimos que foi a escolha mais perfeita pro ano passado e que estamos felizes. Felizes em saber que se no começo de tudo éramos um grupo de amigos que só queria se ver para fazer teatro, hoje é um grupo de teatro que são amigos, que lutam para conviverem apesar das diferenças de personalidades, opiniões, comportamentos e anseios. Acreditamos piamente na construção revolucionária que isso permeia e vamos defendê-la junto com outros que já defendem em seus espaços das mais variadas formas e organizações.

Só podemos agradecer a todos que alimentaram essa vontade de troca em nós e dizer que todos resistimos e colaboramos para que os sorrisos tenham seu espaço franco e que a alma ainda possa sonhar em meio ao caos.

Obrigado e esse 2017? Esse lindo que já começa claro, bonito e pronto para dar uns beijos maravilhosos e abraços sinceros? Ele está assim e nós também.




Nenhum comentário:

Postar um comentário