domingo, 4 de abril de 2010

Manifestação Popular e com povo junto


Na TEIA 2010 o pessoal da organização pensou o evento em 2 partes: um encontro entre todos os premiados pelo Programa Cultura Viva e o encontro entre os Pontos de Cultura do Brasil. No primeiro caso a idéia era de trocar experiência em projetos que estavam praticamente do meio pro fim de sua obrigação de cumprir suas tarefas previstas no edital.

Nesses 3 primeiros dias era notório o espírito mais alegre e tranquilo. Estavam todos alí na tentativa de perceber, em meio de tantas coisas que estavam acontecendo pelo país através do programa, se efetivamente a produção estava sendo realizada e em que nível isso se dava.

Dessa forma, muita troca se deu em tantos prêmios e premiados que lá estavam. A noite éramos brindados com algum show regional e que também tinha a ver com o espírito que estava instalado em Fortaleza.

E aí é importante ressaltar que nos deparamos com manifestações completamente situados no local de onde vieram. Não eram "coisas exóticas pra turista ver". Nesse ponto o evento acerta em cheio. Coloca a nós, paulistas, numa situação quase de contato antropológico uma vezque a diferença é gritante da capacidade que uma manifestação cultural popular pode chegar.

E foram, de longe, as atrações mais visitadas e prestigiadas pela população.

Nem Chico Cesar, nem Fagner tiveram tantas pessoas vendo como aquelas que representavam a cultura local.

E nós paulistas achamos que abafamos. Aliás, esse será o próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário