sábado, 28 de agosto de 2010

Divisão agora é armadilha contra nós


Não comentarei porque a maioria das pessoas começam a pensar em política em época de eleição, mas é fato dado. Então desencanemos.

Mas é fato que para nós que temos compromisso com a arte essa eleição é muito importante. Na realidade começo a dizer que todas as eleições foram importantes mas é que, nesses últimos anos de governo Lula, tivemos o gostinho de saber o que uma boa política cultural pode fazer nas nossas vidas. Daí aparece esse súbito interesse da classe nessas eleições.

Seja como for, estão na região candidatos que recebem apoios de vários artistas. Só de bisbilhotar por aqui na mente, já ouvi artistas organizados em torno de Vicentinho (PT), Vicente Candido (PT) e Célio Turino (PC do B). Importante perceber que temos opção, cada um na sua área de atuação, percebendo que há sim uma classe organizada em torno de um pensamento que não dá mais pra fugir: seremos percebidos por estes como uma exigência para implementação de políticas culturais pra região do Alto Tietê.

Do ponto de vista eleitoral é bem bacana porque não vemos movimentação da classe em torno de partidos de direita braba.

Do ponto de vista do movimento, serenidade para não irmos de caça às bruxas pelas nossas escolhas independente das vitórias, números de votos ou derrotas que possamos passar em nossos apoios. O número das urnas não deve servir para rebaixar artistas.

Falo com a maior tranqüilidade que é perceptível em alguns dos nossos, arrogância, intimidação (mesmo que velada) e as vezes certo constrangimento em apoiar esse ou aquele. Com tranqüilidade afirmo também que nunca estivemos tão politizados e que esse momento deve servir para nos unir lá na frente e não para nos dividir.

A divisão interessa a partidos de esquerda e de direita.
A força coletiva sempre nos fez sobreviver nos piores tempos. E devemos entender que ainda não passamos dessa pra melhor. Ainda estamos mendigando míseras políticas públicas e nos estapeando por editais que nunca servem para a regionalização de fato.

Fiquemos alertas. Porque não estamos podendo nos dividir mais uma vez.

Um comentário:

  1. Ah, Fernandes Junior, que post bonito...Acho que é isso mesmo. Devemos nos posicionar, por direito,por amor ao que cremos, pela nossa vontade de viver num mundo mais bacana, contudo, não podemos esquecer que a sociedade é produto das relações, e discutindo nossas
    diferenças com respeito, sem pregar o separativismo, podemos sempre ir muito mais além. Me alegra saber que ainda há no mundo artistas conscientes de suas responsabilidades de dizer e...Integrar. Raro...Que bom que você é uma dessas almas que saem na frente, ensinando...Que bom...

    ResponderExcluir