segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UM PULO DE PÁRA-QUEDAS

O Teatro da Neura sempre funcionou na base do "vamos pular desse avião e depois vemos se o para-quedas funciona!" Foi assim em cada montagem onde a gente sabia como ia começar, mas nunca como iria acabar (nem quando).



Ao longo desses anos, fomos tentando nos organizar do jeito que podíamos. Hora vertical, hora horizontal, hora diagonal, hora em X e assim sobrevivendo coletivamente num mundo cada vez mais individualizado e "igual". Tarefa para quem arrisca, admite suas falhas (individuais e coletivas), engole sapos, solta cachorros e termina numa brisa, seja ela qual for.

Aos longo desses 8 anos montamos cerca de 11 espetáculos, além de leituras dramáticas, workshops, palestras sobre dramaturgia e - na medida das nossas possibilidades e vontades - ativismo cultural. Para realizar tudo isso é necessário muita convivência. E na convivência vamos aprendendo e reaprendendo e nos tornando mutantes individuais e em grupo. Parece complexo? E é!

Ao longo desses anos, produzimos sensações nos outros mas também em nós. E na ansiedade de fazer tudo virar matéria (coisa impossivel numa arte tão efêmera como o teatro), entendemos que o registro é fundamental. Talvez por isso insistimos em blogs, escrituras, dramaturgias escritas, fotos, videos, formação de pensamento... talvez por isso fomos errando e aprendendo, aprendendo e desaprendendo, gritando e silenciosos.

Em 2012, os longos anos que passamos juntos nos deu mais um presente: o Edital do PROAC para produção e circulação de espetáculos inéditos!

Trilhando caminhos que por vezes tivemos que nos afastar literalmente daquilo e daqueles que nos atrapalhavam porque não conseguiam viver a sua história e queriam viver a nossa (como se banana pudesse ser morango), receber essa noticia com um projeto 100% Teatro da Neura é um presente que nos dá a certeza de que até as decisões erradas foram válidas para que chegássemos a esse ponto.

Se não tivéssemos ganho, continuaríamos a nossa jornada.
Como ganhamos, gritaremos aos 4 cantos do mundo: CONSEGUIMOS!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário