quinta-feira, 14 de março de 2013

OS CONVIDADOS DA CALÇADA



É coisa rápida.
Quando fazemos aniversário e resolvemos comemorar, chamamos os próximos, os afetuosos. Aqueles que queremos perto nessa data pra celebrar esse momento especial de resistência ao tempo e indicar que seria melhor tê-los nos dias que seguem.

Aniversário geralmente tende a ser assim. O convidado pode não comparecer por vários motivos que não citarei aqui, mas o fato de ser chamado, é uma indicação de proximidade desejada.

E com essa breve introdução penso qual seria o motivo das cidades do Alto Tietê, quando vão comemorar o aniversário das suas cidades, os artistas locais são sempre a esmagadora minoria nas festividades. E quando são convidados, os cachês são mais conhecidos como "ajuda de custo" ao invés de cachês mesmo!

Por que ainda temos a medida da máxima que "o que é de fora é melhor"?

É lógico que chamar pra comemorar uma festa pode sempre ter pessoas ilustres que, com a sua história enobrece e ajuda e encher de orgulho a trajetória da cidade, mas a cidade é feita por aqueles que a constroem diariamente.

Seus artistas que seguem insistindo com mais ou menos ajuda de seus governantes, apoiadores e parceiros, insistem em escolher essas cidades como irmãs de trocas, avanços, criação. O público que prestigia o ano todo seus artistas locais e regionais com certeza vai adorar prestigiar para comemorar o que a cidade tem de melhor com a sua identidade e força.

Por mais que seja óbvio e passível de outras análises, é lamentável participarmos das festas das cidades como convidados que não entram pela porta da frente e que fica ouvindo a brincadeira toda da calçada, já que gostamos do anfitrião e o visitamos o ano inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário