quarta-feira, 11 de março de 2015

UM ESPAÇO CULTURAL TE RODEANDO


O Espaço N de Arte e Cultura fica na Rua José Garcia de Souza, 692 no Jd Imperador em Suzano - SP

A triste constatação que a Prefeitura de Suzano, através da Secretaria Municipal de Cultura, vive um completo marasmo cultural não é mais novidade para a população, para a região que estava habituada a comparecer sempre que podia para a rica programação mensal que existia na cidade e muito menos para os artistas locais que já descobriram que “desse mar não sai peixe”.


Mais de 2 anos se passaram e a situação é desalentadora: nenhum projeto de continuidade foi encabeçado pela atual gestão, desmonte dos centros culturais (em equipamentos e atividades culturais regulares), articulação para tomada do Conselho Municipal de Cultura sem diálogo insistente com a classe artística e manobra pra inserir membros do próprio governo nas pastas sem ou com pouco histórico nas lutas em políticas públicas para a cultura, desmotivação dos oficineiros que tem seus salários atrasados e péssimas condições de trabalho nos locais onde dão aula, sem funcionários que compreendam todas as linguagens artísticas e assim podem propor e dialogar com as demandas da cidade, retaliações contra artistas locais por serem acusados de “terem feitos trabalhos para a gestão anterior” como se a obra de arte pertencesse a um partido ou a uma pessoa  e, para coroar, um Secretário de Cultura que gostaria muito de ser Secretário de Educação.

Em meio a esse lamentável panorama – a meu ver bem básico porque nesse mar tem muito mais peixe – há uma resistência e insistência de vários artistas que escolheram Suzano como sua base para atuação artística e de promoção das trocas tão incríveis que a arte proporciona.

E é nesse momento da cidade de Suzano que o Teatro da Neura abre suas portas. Para além de apenas ser um local de apresentações teatrais, o Espaço N de Arte e Cultura pretende colaborar para que a população e artistas das mais variadas linguagens possam trocas suas criações sem o julgo atrasado e ameaçador da atual administração municipal.

Obviamente que é um processo longo. Os moradores ao redor vão entender e interferir nessa programação aos poucos. Vão perceber que a cultura não se resgata nem se cria. Ao contrário,   estimula-se  e dá espaço. Acreditamos que um espaço cultural só tem razão de se chamar assim se efetivamente estiver aberto para essas trocas.

É mais difícil? É.

Mas precisamos continuar. Precisamos nos entender nesse mundo, compreendê-lo melhor e tentar sair das armadilhas que por vezes nos forçam a entrar. Dessa vez não tem armadilhas para cairmos a não ser aquelas que nos levem a novas experimentações e trocas.
Seguiremos nosso caminho com dignidade, força na luta que acreditamos e insistência nos valores que não apenas discursamos mas praticamos a duras penas.

É mais difícil? É.

Mas é nessa dificuldade onde achamos força para aglutinar novas forças, atrair novos parceiros, conversar com mais gente e aprender mais com tudo isso. Temos muito orgulho e batemos no peito sim (!!!) por termos conquistado nosso espaço sem precisar nos vender ou vender nossa profissão (e olha que ofereceram, acreditem). Sendo assim, tudo que veremos a seguir será livre e por isso será lindo!

É mais difícil? É.

Mas...e daí? O preço da qualidade é esse. E vamos pagar (literalmente) pra ver para ver isso se concretizar mensalmente no Espaço N de Arte e Cultura.

2 comentários: