quinta-feira, 9 de julho de 2015

ERA MELHOR QUANDO CALADO



Aqui quem fala é um cara que tem cadeira no Conselho de Cultura de Suzano. Quando me candidatei para assumir esse posto quase perdi a cadeira não fosse a ausência do concorrente que era indicação da Secretaria de Cultura para que obtivessem a ampla maioria e assim não precisassem lidar com representantes “chatos” e que “sempre questionam” as ações da Secretaria de Cultura que, como todos sabem, tem um Secretário que gostaria mais de ser Secretário de Educação.


Mesmo assim, com uma manobra descarada que contou com a manipulação de artistas que são funcionários da própria Secretaria de Cultura e agentes de governo indicado por Associações de Bairro que também são manipulados pelo governo Tokuzumi (PSDB/DEM) para que ocupassem a esmagadora maioria das cadeiras destinada a sociedade civil foi conquistado. Obviamente que foi fácil porque os artistas da cidade preferiram se calar por uma conveniência que chamo de “política do quanto pior, melhor” para que se beneficiem quando esse governo perder as próximas eleições. Mas isso é outro assunto que posso me debruçar depois.

 Para não me alongar muito em divagações históricas que em média ajudam muito a nos localizar no mundo complexo em que vivemos mas que as vezes pode se perder no senso de urgência que determinados temas devem ser tratados (ou por pura ansiedade mesmo) já vale dizer que a Prefeitura de Suzano, através da Secretaria de Cultura pretendem implementar uma manobra que, num olhar mais atento, transforma o Casarão das Artes numa fundação (!!!!!) com poderes iguais ou maiores que a própria Secretaria de Cultura, no futuro! E, pior, usando o Conselho de Cultura de Suzano.

Visando o poder político da Cultura em caso de perderem as eleições – o que é fato dado, convenhamos – pretendem estabelecer um poder paralelo com essa fundação, podendo inclusive receber dinheiro privado para ser gerido.

A proposta está nesse artigo:
Art.33. Integram o Sistema Municipal de Cultura – SMC:
 I - Coordenação: 
a) Secretaria Municipal de Cultura - SMC. 
b) Fundação Municipal de Cultura “Casarão das Artes” 

Parece inocente e bem intencionado não parece? E sabe o que ficará a cargo da tal fundação? Veja só você:

Art. 37. À Fundação Municipal de Cultura “Casarão das Artes”, compete:
I – Contribuir para a promoção, funcionamento e continuidade das ações culturais da Prefeitura Municipal de Suzano;
II – Administrar, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, as instituições: 
a) Museu de Arte e Memória de Suzano; 
b) Museu da Imagem e do Som de Suzano; 
c) Centro de Formação em Artes; 
d) Arquivo Público de Suzano.

Não precisa ser gênio para descobrir que a ideia é uma disputa política sobre a hegemonia das ações culturais listadas acima que são o coração das atividades quando levamos em conta que o tal Centro de Formação em Artes é, nada mais nada menos, a abertura de cerca de 3.000 vagas para aprendizes em todas as vertentes culturais na cidade além, claro, do tal “contribuir para a promoção, funcionamento e continuidade das ações culturais da Prefeitura Municipal de Suzano” que, em outras palavras deve significar algo parecido com “podemos barrar qualquer ação que não concordemos”.

Na prática é a divisão da Secretaria de Cultura e não sua ampliação. É disputa de espaço mesmo. Coisa fina. Tratamento exemplar de como desrespeitar o próprio Conselho de Cultura que muito bem pode e deve colaborar em tudo isso. O governo usa o Conselho para desestruturar o próprio Conselho e fazer perder sua identidade e sua função no norteamento das decisões políticas.

Mas vale umas perguntas para você, eu e aqueles que realmente percebem a gravidade da situação respondam (ou tentem responder):

1) Há 6 meses o Conselho de Cultura não tem reunião. Se não fizeram reunião, como conseguiram fazer essa “minuta”?

2) Sendo um Conselho e portanto representantes da classe artística e também da população que é usuária de espaços culturais, porque eles não foram ouvidos para formular as propostas? Em outras palavras: por que temos que opinar sobre uma proposta feita a portas fechadas, na escuridão das decisões de gabinete por interesses espúrios?

3) Porque insistem em marcar reuniões em horário comercial, dificultando assim a presença de artistas que só podem a noite ou aos fins de semana de dia para que até outros membros do Conselho participe? Vale lembrar que a participação do Conselho é voluntária, gratuita e de bom coração e deve sempre atender ao maior número de pessoas e não apenas aos senhores que cumprem horário comercial na Prefeitura das 8h (?) as 17h (?).

4) Cá entre nós: que raios de ideia genial foi essa da fundação? Pensaram sozinhos ou visitaram “cidades modelo em gestão cultural”? Vamos combinar né colegas conselheiros... vocês acharam essa ideia genial não é mesmo?

5) Vocês gostam de Cultura? 

6) Vocês da sociedade civil, que tem suas cadeiras aí por condução antiética da Secretaria de Cultura acham realmente que vale a pena dizer amém pra isso por conta de um salário mensal? Jura mesmo que suas carreiras sólidas estão tão gelatinosas assim para se exporem a essa manobra tão nítida, descarada e que colocam suas próprias credibilidades em xeque?

Como Conselheiro, não considero essa “minuta” legítima. Minuta inclusive que foi retirada das redes sociais de ontem pra hoje...assim....do nada.

Como Conselheiro, não acredito nas intenções de uma equipe formada na base da manipulação governamental para fazer e desfazer e blindar e desarticular a Cultura em Suzano.

Como Conselheiro e com todas as minhas limitações intelectuais, financeiras, presencial e outras naturais a todos os seres humanos limitados, resistirei e exporei qualquer tentativa de prejudicar a minha profissão e a de tantos outros que cantam, dançam, escrevem, pintam, interpretam e constroem uma sociedade utópica, melhor, mais tolerante e confiante que o mundo pode ser transformado em pequenos encontros em galerias, teatros, salas de leituras e exposições.

Como Conselheiro, acho que vocês deveriam se envergonhar em tentar fazer da Cultura um espaço para a manipulação do imaginário humano.

Amigos leitores, há 6 meses não há reunião deste Conselho. Era melhor quando calado.

Um comentário:

  1. Importando a 'tecnologia' estadual das OSs para o Alto Tietê... Os lacaios que se prestam a compactuar com isso não tem a menor condição de falar em ética depois dessa e demostram claramente não terem a menor noção do que é Política Pública de Cultura. Realmente apenas cumprem ordens pra receber seu salário de funcionário público e assim poderem continuar comprando camisas da CBF pra ir protestar contra o que eles mesmos fazem, às vezes sem nem perceber (ou na cara dura mesmo). E quanto aos governantes, porque será que já não me surpreendem mais? É preciso desinstitucionalizar a Cultura, para que ela não morra à míngua. Não desistiremos. Não nos calaremos. Não aceitaremos nunca o uso do interesse público de todos os que têm direito à fruição estética e às livres e autênticas manifestações de seu povo e de suas criações para outra jogatina semelhante à executada com sucesso (e total descaso das autoridades até agora) que foi a contratação da tal empresa planetária (coisa de outro planeta mesmo também essa, digamos) pra terceirizar o que deveria ser obrigação do governo como servidor público. E como não acredito que poderiam reverter isso e deixar de ganhar milhões de reais apenas porque 'uma meia-dúzia de chatos' está descontente (já que nitidamente trata-se de um grande negócio, não é?) , preparem-se para se incomodar muito com nossa resposta, (des)governantes de Suzano.

    ResponderExcluir