sexta-feira, 18 de março de 2016

PELA DEMOCRACIA VALE A PENA LUTAR


Parece impossível mas é percebido que o Brasil segue a passos largos para perder seu poder democrático em defender direitos. Como a classe média brasileira sempre gostou de uma modinha pra desfilar no shopping e nos shows onde pagam 300 reais em ingressos pra se sentir “enturmado”, finalmente chegou a moda de destilar seu ódio contra o outro e de quebra derrubar um governo eleito democraticamente de qualquer forma nem que pra isso tenha que usar de ilegalidades.



Mas não será fácil. Ao contrário dessa pseudo elite principalmente paulistana que aprendeu há uns dois anos pra cá a pegar metrô pra fazer manifestação na Paulista já que lá tem uns bares bacanas e shoppings da hora pra curtir e festejar sua cidadania, do lado de cá há séculos de luta. 

Estamos escolados nessa coisa de defender a nós e ao nosso povo sofrido que a duras penas conquistou o direito ao estudo universitário, ao trabalho, aos direitos das mulheres, negros e agora também luta pelo direito a vida do homossexuais em suas mais variadas e lindas vertentes dentre outras tantas em curso e discurso por aí.

Do lado de cá defenderemos a permanência da presidenta Dilma não porque é um dos melhores governos da historia do Brasil – muito pelo contrário – mas porque sua eleição foi consagrada quer você goste ou não. Dessa sujeira do golpe sabemos que o que virá a substituí-la não é bom. É pior. É sujo! E quer o nosso sangue de novo!

Do lado de cá o enfrentamento é para o amadurecimento político baseado em conversa, discussões, fóruns. Democracia é coisa lenta mesmo. Requer escuta. Requer engolir sapo. Ou vocês acham que não foi engolir sapo 8 anos de governo FHC? Ou quase 30 anos de PSDB em SP? Ou Maluf sendo deputado federal mesmo condenado fora do Brasil? Ou Bolsonaro falando merda e incitando o preconceito e o ódio com dinheiro público? Ou a PM matando pobre, negro, batendo em estudantes, professores apenas por existirem? Isso tudo é engolir sapo.

E pra quem engoliu sapo uma vida inteira, quem tomou porrada da PM cada vez que se manifestou por uma rua da vida não vai se acovardar perante um descalabro após outro de um monte de irregularidades jurídicas e um pseudo “Patriotismo CBF” com bandeiras plásticas do Brasil jogadas no lixo depois de gritos roucos de ódio desmedido.

Somos bons de rua, de manifestação, de nos colocar e de nos defender bem como de deixar quem odeia falando sozinho ou revidar se assim for necessário para – mais uma vez – nos defender. Somos bons em resistência porque para nós resistência é sinônimo de sobrevivência e não de manutenção de privilégios. Privilégios esses que não conhecemos porque a entendemos como direitos.

Sabemos que o gosto do sapo na boca não é agradável. Até hoje o sentimos na língua e as vezes chega a arranhar a garganta. Mas não se preocupem amorecos: só com o gosto do sapo na boca a gente amadurece politicamente.

Dilma fica e com ela a democracia também! Custe o que custar!

Um comentário:

  1. Vergonha, isso é golpe a maioria dos ministros estão sendo investigado pela operação Lava Jato

    ResponderExcluir