sábado, 7 de maio de 2016

FELIZ ANIVERSÁRIO PRA NÓS!

Quando começo a escrever um texto desse tipo, volto a primeira linha umas 5 vezes! Apago, escrevo outra coisa, apago de novo. Deve ser por virem lembranças tão especiais, pessoas tão incríveis, trajetórias tão peculiares que me dá a impressão de que nenhum texto é perfeito o suficiente pra homenagear esse coletivo que tão corajosamente luta para existir tendo como sua maior aliada, a arte.


Em maio o Teatro da Neura completa 12 anos de atividades ininterruptas. Não canso de dizer “atividades ininterruptas” porque só quem nunca parou de produzir teatro sabe o que isso significa. 
Cada caminhada é única e cada coletivo se organiza conforme seus princípios e ética o conduzem. 

São escolhas! 

Descobrimos que são escolhas. Nem todas são legais de tomar. Nem todas te levam pro caminho mais curto, mais confortável e claro, mais rentável. Como o panorama de organização de classe está cada vez mais desarticulado porque, na média, insiste em discursar no envio do projeto e parece que a prática fica só no envelope lacrado enviado pelo correio, distorções se aprofundam e aí há quem prefira apenas o dinheiro na conta e a arte... bem a arte que vire instrumento pro ego e nada mais.

Uma pena.

Da nossa parte e sem modéstia porque estamos em aniversário e a modéstia pode ser um recurso inapropriado, estamos produzindo mesmo é com pessoas onde expomos todas as nossas inseguranças, sem um puto no bolso e fazendo disso um instrumento de sobrevivência material, espiritual e social, além de nos arregaçar de ensaiar para apresentar processos que nascem em meio a conversas regadas a bom humor, bolo de tapioca, cervejas e tudo aquilo que os que convivem trazem para estreitar laços, sorrisos e abraços de um “até o próximo ensaio”.

Um orgulho sem tamanho.

Em 2016 haverá  duas estreias previstas e mais duas reestreias no pente já pra mostrar que produzir é para nós, além de uma construção artística, um ato de resistência a essa forma medonha que as políticas culturais se tornaram nos últimos anos onde a transparência é só pra inglês ver. 

Falar com orgulho que produzimos sem um puto no bolso está longe de ser porque não adoraríamos viver daquilo que escolhemos para nossa vida, mas porque aprendemos a avançar para além discurso. 

Descobrimos que nosso discurso é a nossa prática estética, de linguagem, de convivência ética com nossos parceiros e de aprendizado mútuo com todos aqueles que ainda estão dispostos a tornar o teatro um local de sinceridade, troca verdadeira e potência criativa: é só acompanhar qualquer ensaio em plena atividade na nossa linda e simpática sede.

Agora que completamos 12 anos só podemos abrir o peito, o sorriso, os olhos, a alegria e os braços para comemorar cada momento dele com todos que decidiram fazer disso tudo um instrumento real de construção de uma sociedade que, apesar de estar bem mal humorada, ainda é essa que vivemos!

Feliz Aniversário pra nós tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário