domingo, 15 de maio de 2016

QUEREMOS O MINC DE VOLTA


O Ministério da Cultura acabou. Apesar de achar que as coisas podem ser ruins o golpe da sensação que se tem quando um governo se prepara para deixar uma nação desamparada sempre pega em cheio o peito e causa certa angústia.


Pelo menos o governo golpista que Michel Temer tomou disse rápido ao que veio. Pelo menos agora já está claro que não pretende perder tempo tentando florear com belas palavras o óbvio  destruidor. Está claro que será um governo bem direto, duro, irônico e odioso.

Sem um Ministério da Cultura, os artistas não possuem um canal para diálogo, para avanços. No governo Dilma a pasta avançou? Não... não nos iludamos. Mas ao menos o canal estava aberto. 

Agora estamos nos sentindo sozinhos porque uma ação dessas devemos analisar para além do senso comum que tanto foi e está sendo tratado como moeda forte para justificar racismos, homofobias e outros preconceitos de toda ordem. Uma ação dessas denota forte represália a maioria de nós que lutamos diariamente, cada um dentro de suas possibilidades, contra a implantação do que estamos vivendo hoje.

É sim ação que visa enfraquecer, calar e amedrontar toda uma classe que, apesar de ainda se vender bem baratinho, na maioria dos casos também produz com brilho nos olhos por acreditar na cultura como um enorme canal para tornar as pessoas e o mundo um lugar melhor.

Sendo assim declaramos mais uma vez:

NÃO ACEITAMOS MICHEL TEMER NO PODER
O Brasil não merece passar mais uma vez por retrocessos como as que estamos vivendo. A manobra patética e conspiratória de Michel Temer foi televisionada diariamente com ares de transição quando na realidade foi arquitetada com o que há de mais retrógrado e devastador na história da política brasileira. 

NÃO ACEITAMOS A FALTA DE PROTEÇÃO DO ESTADO NA CONQUISTA DE DIREITOS
Sabemos que o plano desse governo golpista é tentar desestruturar todas as conquistas que valeram a violência e morte de minorias que precisam e devem ter a proteção do Estado não como muleta a ser usada mas como outra forma de sobrevivência num país carregado de ódio gratuito e preconceitos de toda espécie. O ódio não deve e não será ingrediente comum nessa massa complexa que a sociedade brasileira possui.

NÃO ACEITAMOS O SILÊNCIO
Denunciaremos todos os dias, sempre que for preciso, todas as arbitrariedades desse governo que já começa com declarações machistas do pseudo ministro do planejamento (tudo em minúsculo mesmo) tentando explicar a ausência de representatividade feminina no ministério de Temer. Sabemos muito bem o que está nas entrelinhas desse discurso atrasado porque convivemos todos os dias com o machismo, homofobia, racismo e outras idiotices de idiotas que acreditam que agora tudo está liberado e que quem pensa em direitos merecem ser desprezados e jogados a própria sorte.

PS: Já estamos de olho no silêncio estranho de alguns órgãos que dizem defender artistas e tudo mais. Mas é só ter calma que já já saberemos os motivos.


NÃO ACEITAREMOS O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
Queremos imediatamente a volta do Ministério da Cultura. O Brasil é um país incrivelmente diverso culturalmente e com riquezas que beiram uma experiência antropológica pela complexidade da vivência e tradições com a mesma potência da inovação criadora e não merece uma sala grande num ministério liderado por um cara de pensamento atrasado. Queremos o Ministério de volta porque nos é de direito e só com ele é possível que importantes programas que estavam sendo discutidos há anos em todo Brasil por toda classe artística possam continuar e aliviar a já tão difícil vida de quem escolheu fazer arte nesse país. 

Não somos vagabundos.

Não mamamos na teta de ninguém.

Somos trabalhadores que lidam com cultura e queremos um órgão no nível de nosso empenho em colaborar para tornar o mundo um lugar melhor pra se viver. Um país sem cultura é um país que mergulha sua vida cotidiana na violência desenfreada, intolerância sem limites e isso ninguém quer.

Vamos lutar todos os dias contra esse pensamento que tenta se consolidar no país. Lutaremos juntos com todos os trabalhadores que também tiverem seus direitos cortados, lutaremos com todos os estudantes de SP que ocupam espaços públicos para exigir melhorias no ensino e maior combate a corrupção e por aí vai...

Os nossos tem décadas e décadas de luta. Já estamos habituados a resistir.

Espero que estejam preparados porque dessa vez somos mais, melhores e a nossa disposição de luta encontra o abraço acolhedor de milhões de brasileiros que se unirão contra arbitrariedades cometidas por um governo ilegítimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário