sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Carta de Repúdio a Organização da Conferência Estadual de Cultura


Realizada dia 26 de novembro de 2009
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA - SÃO PAULO
Nós delegados e delegadas do Poder Público e Sociedade Civil repudiamos a forma arbitrária da organização da Conferência Estadual de Cultura. Queremos manifestar o nosso repúdio ao Governo do Estado de São Paulo que trata os municípios com desrespeito e os participantes desta conferência como meros observadores(as), sem direito de reconhecer previamente as propostas encaminhadas pelas cidades que realizaram suas etapas municipais, sem direito ao debate e nem mesmo a cópia do regimento interno proposto, deixando assim a conferência sem regras aprovadas pela plenária.

A estrutura oferecida aos debates temáticos não permitiu qualquer condição para sua realização, o debate que reuniu mais de 800 pessoas nos cinco grupos foi inviabilido pela falta de espaço e estruturas, cerceando a troca de idéias, as discussões fundamentais e imprescindíveis a esse tipo de atividade.

Problema agravado pela postura intrasigente e autoritária da Comissão Organizadora, causa indiganaçã e perplexidade este descaso com um assunto tão caro quanto a cultura em pleno século 21.

O Govenrno Federal atingiu a chamada de 60 Conferências no país em 6 anos, das 100 que foram realizadas desde 1941 no Brasil. O Governo do Estado de Sâo Paulo por outro lado não demonstra nenhuma simpatia ao diálogo com a sociedade civil organizada.

A Conferência Estadual é mais um desses exemplos. Queremos enfatizar que a Conferência de Cultura não é propriedade do Governo Estadual, da mesma forma como a plenária de uma conferência deve cumprir o papel soberano.

É visível que mesmo com todas as dificuldades representando uma parcela expressiva que tem fome de debater, construir e transformar é preciso ampliar os espaços para essas manifestações, no limite que esse Governo do Estado respeite os meios que foram conquistados pela população brasileira, como as conferências.

APOIO: MOVIMENTO 27 DE MARÇO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL PHOTO CINE CLUBE CHAPARRAL, CEPIS CENTRO DE CIDADANIA , ASSOCIAÇÃO DE DANÇA DE SUZANO E ALTO TIETE, APAC SUZANO, COLETIVO CENICO DE SUZANO, E DIVERSAS OUTRAS ASSOCIAÇÕES QUE ASSINARAM O REPÚDIO E QUEM MAIS ADERÍ-LA , FAVOR REPASSAR TEMOS UM COMPROMISSO COM A CULTURA E O FAZER ARTÍSTICO NESTE PAÍS!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário