sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Secretaria de Estado da Cultura boicota a Conferência Nacional de Cultura


Sou delegada do estado de São Paulo para a II CNC, eleita após mais de 12 horas de briga e tentativas de alguma coisa naquilo que se chamou Conferência Estadual de Cultura, realizada dia 26 de novembro do ano passado. Também sou presidente de uma Associação em Suzano que hoje é contemplada com o projeto Pontos de Cultura.

Quem teve o desprazer de estar no Memorial da América Latina naquele dia viu o desrespeito e a falta de capacidade com que a Secretaria de Estado tratou os mais de 850 delegados eleitos pelas Municipais, não colocando em votação o regimento, e fazendo-nos ouvir absurdos do tipo: "a plenária não é soberana a organização da Conferência", ou falas do Sr. Sayad (economista formado e sem nenhuma sensibilidade para o cargo) do gênero "pra cultura de São Paulo não falta dinheiro; para projetos bons sempre se tem dinheiro".

Depois disso, fomos JOGADOS cada grupo de trabalho em um "canto" do auditório, para discutir questões delicadas, como Desenvolvimento e Economia Sustentável, Educação, Cidadania, entre outras, com mais 200 companheiros, onde fomos obrigados a ler em voz alta, sem microfone e também sem falar alto, um calhamaço com 90 propostas saídas dos municípios, o que era mentira, pois não estavam todas as demandas municipais contempladas naquele papel, segundo relatos de muitos delegados ali presentes.

Pois bem, após essa contextualização para que haja o entendimento de qual vontade a Secretaria de Estado chamou a Conferência, ficamos sabendo ontem, dia 04/02, faltando exatos 37 dias para a II CNC, que a Secretaria de Estado NÃO PRETENDE CUSTEAR A IDA DOS DELEGADOS DO ESTADO À BRASÍLIA.

Mas porque será que isso não me espanta?

A Secretaria alega que não se sente na obrigação de custear a ida de seus delegados pois a Conferência é um chamamento nacional, e que isso deveria ser obrigação da Federação. Alega também que, mesmo isso constando no regimento da CNC, não vai mandar seus delegados pois o Governo Federal também não cumpriu com parte do "acordo" (que ninguém sabe qual foi). E diz que a ida dos delegados LEGÍTIMAMENTE eleitos pela plenária deverá ser do próprio delegado ou da prefeitura que o mandou.

Enfim, estamos sendo jogados as traças, vítimas de no mínimo, manobras eleitoreiras para que esse senhor que se diz governador do Estado possa concorrer (e tomara Deus irá PERDER) a presidência da República no segundo semestre.

Mas não, meus amigos, não se enganem: nós, que sabemos que política se faz de forma participativa e democrática, e pior que isso, O MAIOR ESTADO DA FEDERAÇÃO, estamos sendo vítimas de uma manobra para esvaziar a II CNC, pois o Estado não reconhece a legitimidade de conferências, da participação popular, pois nosso governo é um exemplo claro de repressão, onde nem a liberdade de fala nos é (e foi) dada.

Não seríamos avisados a tempo de cobrar, de tentar uma outra forma de irmos. Não teríamos tempo de mandar esse mail, por exemplo. EU NÃO RECEBI UMA LIGAÇÃO DA SECRETARIA DO ESTADO. Isso é absurdo.

Oras, sr. Sayad... não foi dito publicamente que a cultura de São Paulo tem dinheiro? Porque então não querem mandar os delegados pra Brasília? A CNC não é considerado um bom projeto para o estado? Gastar 1 milhão e meio a mais na Virada Cultural em ano de eleição é considerado um bom projeto? Continuar com o Mapa Cultural Estadual e jogar os custos nas costas das Prefeituras faz do Mapa um projeto ruim, para não ter dinheiro injetado?

Peço para que meus companheiros de rede, amigos do Ponto de Cultura (que é SIM um projeto da Federação), pensadores e gestores culturais que transmistam esse mail para quem puder. Avisem os que foram eleitos delegados pelos municípios, se tiverem conhecimento, avisem os delegados eleitos na Estadual e que não estão sabendo dessa situação, para que juntos possamos cobrar na Regional do MINC em São Paulo uma cobrança DIRETA para que esses delegados tenham o direito de participar da discussão nacional. Não queremos esvaziar a CNC.

Acreditamos nela como instrumento de mudança e de voz para nós que vivemos e fazemos cultura nesse estado, que há 20 anos vem sendo comandado pelos nefastos tucanos.

ESTAMOS SENDO VÍTIMAS DE UM GOLPE!


Tuane Vieira
Delegada Estadual da II CNC
Atriz, Produtora e Gestora Cultural
Presidente APAC - Associação Paulista de Artes Cênicas
Anti-José Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário