segunda-feira, 24 de maio de 2010

Respeito é bom e a gente EXIGE!

E mail enviado pelo diretor da Cia do Escândalo e repassado por mim. Por favor divulguem a palhaçada e vamos prestigiar a nova apresentação! Segue.

Amigos artistas!

Infelizmente, nós da Cia do Escândalo não podemos dizer que tivemos uma boa experiência na Virada Cultural Paulista em Mogi das Cruzes.

Nosso espetáculo “Intolerância”, programado e divulgado em todo o material da Virada Cultural Paulista de Mogi das Cruzes e por toda a mídia local para ser apresentado domingo, dia 23, às 16h30, no Casarão do Carmo, foi sumariamente transferido para a Praça do Carmo. Fomo avisados na sexta-feira, no início da noite e, apesar de todas as argumentações feitas por nós, a organização foi irredutível e nos impôs a apresentação na praça. Chegamos, inclusive, a oferecer um outro espaço, adequado, para a apresentação, mas a resposta foi taxativa: O local é a praça.

Nosso espetáculo não é de rua e usa detalhes de luz e som que não pudemos usar no novo local. E havia sido confirmado e programado há mais de 02 meses para ser apresentado no Casarão do Carmo.

Cabe ressaltar que ontem, no momento de nossa apresentação, o Casarão do Carmo não contava com absolutamente nenhuma atividade, conforme constatado por nós e por funcionários da Secretaria de Cultura e da organização da Virada que estavam presentes no momento. Fizemos inclusive registros fotográficos do Casarão no momento descrito.

Ainda assim, fizemos a apresentação NA PRAÇA, sem a estrutura necessária, em consideração ao público que já estava avisado, convidado e presente.

Quem compareceu ao local viu o “Intolerância” sem a estrutura de som e luz necessária ao espetáculo e prometida pela organização do evento e pela Secretaria Municipal de Cultura. Também estivemos sujeitos a todo tipo de interferência e ruídos da rua, inclusive a organização do evento desmontando a estrutura de som e luz que estava no palco, destinado apenas às atrações musicais. Além disso, não nos foi confirmada a existência de acomodação (cadeiras ou assentos) para a platéia do espetáculo que tem a duração de 70 minutos. O público se assentou no chão de paralelepípedos da praça, onde os atores da Cia do Escândalo, descalços, também fizeram sua apresentação.

Ao final, convidamos o público que compareceu à apresentação para assistir a uma nova apresentação, GRATUITA, de nosso espetáculo, com todos os recursos necessários (e prometidos!), na quarta-feira, 26.05, às 21h30, no Galpão Arthur Netto, em Mogi.

E convidamos, agora, também vocês para compartilhar dessa apresentação de nosso espetáculo.

Lembro que nosso grupo completa 15 anos de atividades teatrais ininterruptas esse ano e que em muitos lugares do Brasil, por muitas vezes, já representamos o teatro, a arte e cultura de nossa cidade com muita seriedade e profissionalismo.

Criamos nossos espetáculos porque acreditamos que nossa arte tem um propósito e nos dedicamos ao máximo por isso. E achamos que o público tem o direito de assistir o espetáculo verdadeiro, da maneira como ele foi concebido. Por respeito ao artista e sobretudo ao próprio público, que é quem paga pela Virada e pelas atividades culturais propiciadas pelo poder público.

Deixamos aqui, então, nosso protesto e nossa indignação pelo ocorrido.

Para qualquer informação, ficamos a disposição.

Saudações a todos os artistas!

Manoel Mesquita Junior

Cia do Escândalo

Um comentário:

  1. Fala, Cidão e pessoal do Neura.
    Apenas pra registrar, havia quase 100 pessoas ontem no Galpão, na apresentação do Intoleräncia. E o recado foi muito bem dado aos que acham que o urubu esta morto...
    Valeu.
    Beijo.

    ResponderExcluir