sexta-feira, 16 de julho de 2010

Artista Figurante Tem Prazo de Validade

"Desse jeito os mantenho unidos e ao mesmo tempo separados" Bertolt Brecht

Agora que a eleição começa pra valer é importante pensar que, quando nos procurarem agora, não sejamos feitos de massa de manobra nas mãos de deputados, senadores, governadores e é claro, presidente da república. E para isso não tem segredo: é se valer enquanto cidadão.

Mas pra nós, artistas ou amantes da arte, não basta apenas escolher um candidato e pronto. É necessário que estejamos atentos que comunicamos muito com o nosso trabalho, que dezenas de pessoas depositam sua confiança na nossa credibilidade e que um anúncio de qualquer natureza pode sim refletir em outros votos lá na frente.

Me valho aqui da responsabilidade de ser artista. Aquela responsabillidade que muitos acham que é somente fazer uma boa peça com qualidade e basta. Pra qualquer um que tenha o mínimo de compreensão do que é o mundo, já sabe que só uma boa peça não basta para transformar o mundo, ou algumas pessoas.

Estar atento a todos os movimentos, ampliar a nossa visão de mundo para além daquilo que fazemos, prever futuros mediante o passado de cada candidato ou daquilo que seu partido defende é algo que devemos colocar em questão.

Mas se colocar vale a pena? Num mundo onde o que as pessoas querem mesmo é tomar o que é seu pedindo com um sorriso, confiar sua imagem vale o risco?

Cultura hoje dá votos na medida que esses artistas deixarem de se colocar como marionetes. Não votar, votar nulo, votar em qualquer um e , pior, declarar essas coisas ajuda a colocar nossa classe numa posição de "desocupados irresponsáveis" que sempre nos deram.

Os políticos sabem que qualquer exposição é ruim para sua imagem. E quem melhor que artistas para expor um polício com maior força? Está na pauta do calendário dos políticos, conversar com artistas. Mas eles procuram aqueles que podem agregar e geralmente são aqueles que estão mais plugados com o que está aconcendo aí meu amigo.

Se as políticas públicas implementadas pelo Governo Lula ainda não ajudou você a refletir se você quer ser protagonista ou figurante nessas eleições, então acho que você pode estar começando a ser conhecido como figurante.

E artista figurante, tem prazo de validade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário