segunda-feira, 19 de julho de 2010

Um ode ao falso patriotismo.


Estamos em um ano extremamente importante para o Brasil. Um ano em que determinaremos se queremos continuar progredindo ou vamos voltar a estaca zero. Além disso, podemos ter, pela primeira vez em sua história, uma mulher presidente da república, em meio a histórias macabras de modelos e advogadas assassinadas, o que mostra que pouco avançamos no que diz respeito a discussão de gênero nesse país. A mentalidade ainda é muito machista e, junto com a campanha política, temos que trabalhar a mudança de pensamento de uma grande parte da população.

Nesse meio tempo, tivemos uma Copa do Mundo. Na África do Sul, o que é muito bacana, pois nos aproximamos desse continente que o mundo teima em fingir que não existe. Ao mesmo tempo, uma "romantização" desse continente que tem guerras e confrontos civis que o mundo também teima em esconder. Mas tudo se justifica pelo futebol, não é mesmo? Inclusive gente que odeia o Brasil usar bandeirinhas no carro, colocar bandeiras na janelas de casa; bandeiras essas que serão jogadas fora depois do mundial. E com certeza, grande parte dessas pessoas nem estão preocupadas com o processo eleitoral que se desponta.

Quem vos fala é uma amante do futebol. Sim, desde os 08 anos assisto as partidas, acompanho os campeonatos estaduais, nacionais e mundiais. Uma fiel torcedora do Sport Clube Corinthians Paulista, desde o nascimento. Mas não dá pra colocar tudo no mesmo saco. É impossível achar que alguma coisa no Brasil vá mudar com um título mundial a mais ou a menos. Não dá pra virar as costas para o que está por vir. Não dá pra se importar com o país apenas de quatro em quatro anos.

Mas é lógico que não será meus inocentes apelos que farão com que a coisa mude. É uma natureza criada por anos de ditadura militar nesse país, seguida pelos 8 (fatídicos) anos de governos FHC. Ser politizado (que não se entenda partidário; apesar de não ver problema nisso) é uma grande bobagem, digna de zoação, caras-tortas, desrespeito. Quanto mais alienado e edições do Fantástico eu assistir, maior a minha capacidade de "influência" com os meus. Realmente, a ordem está trocada.

Futebol é diversão, não
é ordem do dia. E agora, como se nós não tivéssemos questões suficientes pra discutir, o estado de São Paulo discute se sediará jogos da Copa 2014. Mas calma, amigo paulista, o Lula entrou na briga e com certeza, com a influência do estadista mais importante do mundo, esse jogo vai virar.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/07/estou-disposto-entrar-nessa-conversa-diz-lula-sobre-copa-em-sp.html
Que bom que a próxima presidente da república será uma mulher. Só nos resta saber se os "patriotas" farão juz ao rótulo no dia 03 de outubro.

Tuane Vieira
Atriz do Teatro da Neura, corinthiana, maloqueira e sofredora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário