quinta-feira, 1 de julho de 2010

PSDB, DEMo, PFL (é tudo a mesma coisa) encerra oficinas culturais em SP


Quando a gente pensa que estamos no fundo do poço, descobrimos que o poço é mais fundo.
A secretaria de Estado da Cultuira está encerrando todas as oficinas culturais do Estado de Sâo Paulo a partir do dia 01 de agosto de 2010. Olha que bonito!!!

Abaixo segue o e-mail. Façam todos saber, por favor.

E por favor, não votemos no Alckimin. Já chega né.

Aguardamos o posicionamento da Secretaria de Cultura do Estado, mas o que nos chega, através da própria diretoria da ASSAOC, a O.S. responsável pela administração das Oficinas Culturais do Estado, é que nós, das OFICINAS CULTURAIS DO ESTADO, fecharemos as portas dia 01 de agosto de 2010. Este mês de julho estaremos trabalhando sob aviso prévio.
Para que melhor vocês entendam, as 22 OFICINAS CULTURAIS - sendo 06 na capital (04 na Zona Leste, 01 extremo da Zona Oeste e 02 no centro expandido), 15 no interior do Estado com 645 municípios e os Projetos Especiais e da Terceira Idade - e que prestam serviço a 25 anos à comunidade paulista, saem de circulação de um momento para o outro conforme solicitação do Exmo Sr. João Sayad, argumentando a falta de visibilidade do projeto até então.

Abaixo números importantes para que avaliem o dano que esse abrupto encerramento de atividades irá causar, inclusive o cancelamento total de todas as programações já anteriormente acordadas para o próximo semestre:
1. Empregos diretos...............................................................280
2. Empregos terceirizados.......................................................126
3. Empregos indiretos (arte-educadores).................................2.100 ano
4. Público frequentador de atividades de formação..................66.000 ano
5. Atendimento à comunidade (Eventos diversos, como
festivais, mostras, encontros de entidades, espetáculos
exposições,festas comemorativas dos bairros e cidades,
campanhas solidárias etc.).................................................88.000 ano

TOTAL..............156 506 cidadãos sem atendimento!


INCOMPETENTES!!!

2 comentários:

  1. Ops!!!!
    Vamos com calma, ok. Muito mais do que um atentado a cultura e seus trabalhadores devemos ter clareza sob em quais circunstâncias a coisa está sendo feita. As oficinas, assim como a maioria dos eventos culturais de SP são realizados por uma OS chamada Abaçaí. Essa entidade foi "apadrinhada" pelo governo tucano e tem entre seus quadros pessoas que já fizeram parte da SEC em outros momentos e saíram assim que os convênios começaram a ser firmados para "tocar a entidade". Na verdade, é só um braço da Sec, inclusive na manutençao do pensamento tucano. Nosso secretário veio a público dizer que não está acabando com nada, apenas vai reavaliar os convênios. Ou seja, essa fala da Abaçaí (fim das oficinas) será um grito rouco pelo desmando do estado de SP em termos de política cultural ou só um chororô de quem mamou tanto tempo e está vendo a teta secar? Fica a provocação....

    ResponderExcluir
  2. Ah e pode ter certeza de que o buraco é mesmo mais embaixo.
    Fui aluna da ULM (Universidade Livre de Música) Tom Jobim, e consegui até me formar.
    A ULM teve como seu primeiro diretor o próprio Tom Jobim, a proposta inicial era proporcionar a população o estudo de música de forma gratuita, para toda as idades e tal e coisa e coisa e tal.E assim foi até meados de 2007. Eis que, de repente, e sem grandes explicações, a ULM passou a ser um sistema de estudos musicais dirigido à pessoas de no máximo 19 anos e dando ênfase à formação de bandas sinfônicas e big bands (muito interessante para os políticos, não? bandas sinfônicas são formadas por no mínimo 40 integrantes e são ótimas para exposições), de repente foi decidido que não seriam mais abertas vagas para cursos antes muito procurados como violão, percussão brasileira, canto popular e etc, enfim, nada de cursos gratuitos que exigiam o estudo individual. Após questionamentos, a surpresa: a ULM, administrada pelo dinheiro público, excluiria qq candidato que tivesse mais de 19 anos, mas ofereceria à este um curso livre em grupo, além de “oferecer” um desconto na mensalidade no curso de música da Faculdade Santa Marcelina, administrado por freiras não sei de onde. E como se não bastasse, professores gabaritados com seus 15 anos de história lá - foram mandados embora . Esse tipo de corrupção e ingerência acabou “com um dos” ou” com o” maior centro de estudos musicais gratuitos do Brasil, e enfim, em 2009, ficamos de luto pelo assassinato da ULM, que desde o geraldo alckmin (em minúsculo mesmo) não se chama mais ULM. O alkmim começou e o serra (em minúsculo tb}) terminou.Hj a ULM é administrada pela faculdade das freiras. E o fato é: os tucanos desde os áureos tempos dão de ombros para os pobres, ou vcs têm idéia de quanto custa o curso de música na St Marcelina? E agora que a Santa Marcelina administra a ULM, quer dizer "o CEM Tom Jobim", qual é o interesse deles de que sobreviva o ensino de qualidade na área musical de forma gratuita? E aliás, pq é que um centro de estudos musicais gratuito convidaria seus alunos a pagarem uma mensalidade altíssima numa faculdade particular? Qual é a relação entre a St Marcelina, a ULM e o governo? É,eu tento, mas não consigo mesmo entender.

    ResponderExcluir