sábado, 23 de janeiro de 2010

Ajuda é??? Sei...


Fiquei pensando sobre o que escreveria. Apesar de querer escrever sobre o Haiti - sobre a qual Tuane Vieira já escreveu - fique relutante.
Mas, depois de ler umas reportagens, alguns pensamentos e outras besteiras da imprensa gorda idiota, resolvi falar umas coisinhas pra passar o tempo.
E vejo que há muita falação de todo mundo e pouca ajuda. Tá todo mundo mandando ajuda mais pra "aparecer na foto" e dizer que se importa com os negros de um país que não produz nada de economicamente exportador, do que por pensar em ações humanitárias (humana mesmo, aquela coisa que dizem que somos).
Lá vem Senhor Bill Clinton que não acumulou em nada na história de paz do mundo durante sua gestão nos EUA aparecendo na foto entregando alguns kilos de alimentos para o povo faminto. Por que?!
Lá vem o Japão que, de uma maneira vergonhosa, tem a cara de pau de dar a exorbitante quantia de 1 milhão de dólares para o país. Pra que?!
Lá vem a União Européia que, por séculos e séculos colonizaram, extorquiram, depredaram, aniquilaram nações inteiras - coincidentemente, a esmagadora maioria de negros - e donos de trilhões e trilhões de Euros por ano doando a quantia de 500 milhões para os desabrigados? Por que?!
Lá vem a imprensa idiota - Grupo Globo, Estadão, Folha e por aí vai, com uma cara de pau incrível porque sempre desrespeitaram os negros e trabalham há anos pra destruir suas conquistas no Brasil, indo contra as cotas para negros nas universidades brasileiras - só pra citar um exemplo - mostrando em suas reportagens que "ainda resta esperança para o povo haitiano" e não lida a coisa de maneira responsável. Pra que?!
Enquanto isso, os mortos haitianos ainda estão nas ruas a espera de ajuda que ninguém efetivamente dá; países mais ricos mandam mais tropas (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) para controlar militarmente (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) a população que, faminta, quer comer e pega o que vê pela frente; O Sr. Prêmio Nobel da Paz de 2009 (que vergonha), o digníssimo Barack Obama manda nada mais nada menos que Bill Clinton e George W. Bush para coordenar a paz no Haiti mandando 14 mil homens armados até os dentes pra lá (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).
Acho que esses dados já falam por si.
A civilização deu errado.
Definitivamente.
PS: Bem, e fiquei sabendo que o Haiti foi o primeiro país do mundo a acabar com a escravidão.

sábado, 16 de janeiro de 2010

PSDB... de "esquerda"?!!??!!!?!?!!?!?!



Por Anderson Borges

Essa é boa, é muito boa. Um entrevista concedida a revista (não) VEJA acessada por meio do blog "Vi o Mundo", o presidente nacional do PSDB, DEMo - é tudo a mesma coisa -, o senador pernambucano Sérgio Guerra afirmou, dentre outras coisas que : "nós estamos a esquerda mesmo. Se ganharmos vamos acelerar os investimentos na educação e saúde. Manteremos o Bolsa Família, que é um mecanismo eficiente de erradicação da miséria e da fome. O PT não é de esquerda. Já foi, não é mais."

Mais do que se revelar como um mentiroso descarado, esssa entrevista revela um grupo desesperado pela ascensão ao poder, visto que não há outro fator que justifique afirmações tão delirantes como a desse senhor.

É uma afronta à memória de um povo, que acompanhou a privataria, o sucateamento da saúde e da educação e a marginalização dos projetos sociais mantidos pelo atual governo.

Que o povo não abandone suas memórias, o espetáculo no circo da política está só começando.

Aos que quiserem conferir a entrevista na íntegra, acessem o link:

www.viomundo.com.br/voce-escreve/psdb-de-esquerda

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Lei de Fomento e a Privatização dos DEMo

Pois bem. Que os DEMo, PSDB - tudo a mesma coisa - adoram ver um órgão público pra privatizar e assim tirar de suas costas políticas públicas de verdade já não é nenhuma novidade.

E é por isso que os artistas, mais espcificamente de teatro, e mais especificamente de teatro de São Paulo, estão atentos a movimentação que o digníssimo Sr. NãosabeoquetáfazendonaprefeiturapoisépaumandadodeJoséSerra, mais conhecido como Gilberto Kassab anda fazendo na cidade de SP.

Na sua nova medida de convênios públicos, está demonstrando os rumos de levar todas as políticas públicas na área cultural para a iniciativa privada. Um absurdo. Mas há de convir que pra esses caras é normal, porque afinal, a ver pelo que aconteceu na Conferência Estadual de Cultura, o que eles querem mesmo é acabar com essa história de disponibilizar dinheiro público para pesquisa em artes.

Como a galera do teatro é organizada estão chamando a todos os interessados para um ato público. Acompanha aí:

*Ataque à Lei de Fomento*

Convocamos todos os artistas de teatro e de dança e interessados solidários
à cultura para comparecer ao ato em defesa das leis de fomento ao teatro e
dança. Na ocasião, o Secretário Municipal de Negócios Jurídicos de São
Paulo, Cláudio Lembo, irá receber o movimento teatral e vereadores para
discutir as questões jurídicas referentes à Lei de Fomento.

Neste momento a lei do Fomento ao Teatro corre sério risco. O próximo edital
poderá ser enquadrado no decreto do prefeito Kassab, que criou modelo de
convênios para o Município de São Paulo que muda radicalmente o espírito
democrático da lei e abre caminho para privatização da cultura.

Queremos o cumprimento da Lei do Fomento ao Teatro para a Cidade de São
Paulo tal como foi elaborada, a partir de uma amplo debate que envolveu
artistas, parlamentares e a sociedade paulistana.

É IMPORTANTÍSSIMA A PRESENÇA DE TODOS.

PEDIMOS QUE TODOS OS GRUPOS TRAGAM MATERIAIS (baneres, cartazes, figurinos,
cenas) DE SEUS TRABALHOS, PARA EXIBIRMOS PUBLICAMENTE.

*Concentração: Teatro Municipal **
Horário: segunda-feira, 18/01/2010, às 9:30h
Em seguida caminharemos até a sede da Prefeitura, próximo à Praça do Patria*

Bem, levanta a mão quem estará lá!!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Haiti, Torres Gêmeas e a desgraça escolhida


Por Tuane Vieira

O terremoto no Haiti traz mais destruição e miséria a um povo já tão desesperado e sofrido por anos de ditadura e descaso. Uma pena que neste momento, praticamente acabe com toda a esperança que os haitianos tinham de reconstruir seu país após tanto abandono.

É lógico que a população daquele país, em sua maioria negra e miserável, não merece o menor respeito e pudor. E digo isso pois, após acordar às 10h do dia 13 de janeiro, abri minha internet e vi, na página da globo.com, uma foto de um haitiano, negro, morto, com os olhos revirados (ou seja, não haveria a menor hipótese dele estar apenas ferido; estava morto mesmo), muito parecido com as fotos que a Veja coloca na sua capa quando há catástrofes desse tipo.

Depois do almoço, abro a Uol e vejo a foto de uma mulher, coberta de poeira, chorando, desesperada, a procurar seu filho pequeno embaixo dos escombros.

Neste momento fico me perguntando porque não vi nenhum corpo branco da classe média que morreu nos desabamentos na Ilha Grande (RJ), ou nenhum americano decepado na queda das Torres Gêmeas.

Não há respeito com a dor alheia quando essa dor vem de pessoas pobres, negras, sem o menor tipo de proteção. Não importa qual a história de cada um, o barato é mostrar, sem cortes, quanto o mundo e a natureza pode ser cruel. Crueldade nua e crua, para poder chocar bastante as custas de gente que não pode se defender, pois até as equipes de resgate são escassas e não preparadas para tamanha catástrofe, fazendo do Haiti um grande circo dos horrores para a imprensa golpista dese país desfile um mar de sangue mostrando "olha, os negrinhos são pobrinhos e não conseguem se defender. Vamos mostrá-los ao mundo!"

Esse tipo de barbárie da imprensa nacional me enoja. Me choca saber que depois de tudo o que aconteceu lá e do tempo que levará para aquele país se recuperar (se acontecer), tudo o que importa é saber quantos brasileiros morreram, se eles tinham ligação com a Igreja Católica ou não, se eles eram bons ou não. Não é uma questão de bondade. É de seres humanos que estamos falando. Seres humanos que (infelizmente) não são iguais aos outros seres humanos que morreram no acidente da TAM, ou do terremoto da China. São negros, pobres e que não vão fazer a menor diferença no mundo capitalista e "democrático".

Se existe um Deus, que ele os tenha.

Tuane Vieira
Atriz de saco cheio, não-cristã.

ps: enquanto isso, o Big Brother continua a sua saga de futilidade colocando um monte de gente andando por horas em cima de um tambor. Vá tomar no cú.







Ato Falho volta

O Ato Falho volta em 2010.

Obviamente que, com ele, todas as atividades do Teatro da Neura. Estamos com uma agenda bem bacana e acredito que estaremos juntos em vários momentos para confraternizar essa coisa que chamamos de arte.

Fico pensando que muitas surpresas nos aguardam e também que há chance de muitas pessoas não continuarem conosco e também que é possível que outros apareçam e conquistem espaços. Até aí nada de novo no front.

Esse ano é também um ano eleitoral. Todos os pensamentos da população, principalmente a partir de maio ou junho estará voltado para as eleições presidenciais. Com certeza o Teatro da Neura estará em campanha para defender um projeto que continue a politizar - ainda que devagarinho - a população brasileira.

Quando acompanhamos as políticas públicas nesses últimos anos, estamos convictos que nunca a população foi tão ouvida, tão ativa, tão colaborativa nas questões que lhe interessam.

Estamos atentos a isso, temos um espetáculo que ajuda a contar esse pensamento e vejo com bons olhos as trocas que faremos em breve.

Até lá, mantenham-se vivos. O bicho vai pegar.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Mundo tem um Facínora a menos


Ja vai tarde!!!
Que o diabo o leve e o inferno te abrigue!!!

Bóris Casoy engole sua impáfia

Pois bem meus amigos. Não é que Bóris Casoy mostrou a que veio nesse mundo?

hoje em dia, tudo o que aparece na televisão - principalmente na midia como um todo - é tido como verdade. "Se passou na televisão só pode ser verdade", diz a maioria da população. E assim, grande farsantes, reacionários e jornalistas que tentam a todo custo mostrar pra nós, pobres mortais, que não passamos de espécimes medíocres que merecemos a vida cão que levamos.

E um desses representantes sem dúvida nenhuma é o Sr. Bóris Casoy que, ao longo de sua carreira, tentou produzir a idéia de que é um homem inteligente, ético, comprometido com a verdade e com o bem estar da população. Ou seja, um prestador de serviço.

E não é que o tempo mostrou que era tudo mentira?

Ao fazer uma declaração pífia contra os garis pela sua ocupação profissional - que tenho certeza que ele mesmo não teria a coragem de fazer porque acha que isso é uma vergonha - expõe uma ferida que a classe média detesta dizer por aí: gente de pouca condição financeira não é capaz de desejar e ser feliz porque, afinal de contas, são pobres!!

Mas amigos, aqui estão expostas, pra todo undo ver, que esse homem nunca foi boa gente. E, se a televisão diz, deve ser verdade uai!!

Segue os links

http://www.youtube.com/watch?v=0H9znNpeFao
http://www.youtube.com/watch?v=AXg6L9OtMTY