sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Pontos de Cultura deixa região em estado de atenção

A região do Alto Tietê está sob uma responsabilidade imensa. E não está nas mãos dos órgãos publicos, dos prefeitos ou de políticos bons ou mal intencionados. Está nas mãos da população; mais especificamente dos agentes e agitadores culturais da região.

Afinal, os Pontos de Cultura vão entregar milhões de reais para pessoas que efetivamente sabem como é fazer cultura para aqueles com quem se comunicam diretamente. Até acho que não é muito dinheiro, mas já muito mais com que a maioria dessas entidades culturais estavam lidando desde a sua fundação.

Acredito que ao todo, cerca de 30 Pontos de Cultura estarão em andamento a partir de março - com atividades já fortalecidas - com possibilidades imensas de trazer tranquilidade para essas entidades, mas também de se ver fortalecidas suas ações e representatividade perante a população.

Não é fácl. Estamos lidando com um Governo do Sr. José Serra (PSDB, DEMo - é tudo a mesma coisa) que não facilita em nada: foi o último Estado da federação a aceitar o Projeto Pontos de Cultura, fez uma Conferência Estadual lixo, não está querendo levar os delegados dessa conferência para a Conferência Nacional e coloca 1 milhão e meio de reais a mais na Virada Cultural que não leva ninguém a lugar nenhum a não ser em um dia a mais de artistas consagrados a uma população que não se reconhece neles. Enfim, um fracasso.

E se fôssemos conceituar a história seria até pior. Esse tipo de política é tão retrógrada que me lembra aqueles coronéis dos tmepos antigos desse país.

Será nesse panorama complexo que os agentes culturais terão que se mexer e pôr a mão na massa se quiser efetivamente colocar suas linguagens e expressões artísticas na rua. É possível sim alavancar produções artísticas na região e fortalecer políticas públicas que, no final das contas, a população será a maior beneficiada.

Em ano de eleição, de disputa pelo poder em todas as esferas, pensar que tudo isso é uma conquista que não poderá ser deixada pra trás é fundamental. Devemos nos unir esaber que o sucesso do projeto de um, naturalmente culminará na possibilidade do sucesso do outro.

E a hora é agora.

Um comentário:

  1. É, Cidão, é um ano de muita sensibilidade, mas também de muita porrada. É um ano de colocarmo-nos à prova: de confirmar a hipocrisia de uns e de fortalecer a honestidade de outros. E de surpresas, é claro! Surpresas como temos tido em todos esses tempos de cultura no alto tietê (completo 17 anos de atividade em 2010 e a Cia do Escândalo completa 15). É um ano de fincar pé com relação à produção cultural e artística e de encher a região com muuuuuuita atividade acessível. Pode ser um ano importante de uma revolução. Mas a revolução se faz dia-a-dia, não é? Então acaba sendo um ano que consolida apenas mais uma etapa dessa caminhada. Confesso que estou muito esperançoso. Mas com as barbas totalmente de molho.
    Beijos.
    Manoel
    Cia do Escândalo
    Galpão Arthur Netto

    ResponderExcluir