segunda-feira, 1 de março de 2010

Temporada de Teatro = Formação de Público


Tenho uma teoria que deveria ser implementada por grupos da região. É uma experiência pela qual o Teatro da Neura passa há um tempo e ajuda muito as nossas peças e naquilo que queremos com elas: Temporada de Teatro.

Uma temproada de teatro ajuda a perceber vários aspectos que somente com o tempo somos capazes de conquistar.

Pra dentro do grupo avançamos em organização e divulgação pois é necessário estratégia de divulgação para que seja possível que o maior número de pessoas se interessem pelo espetáculo.

Também acontece o comprometimento com os ensaios para que se garanta que a maioria das apresentações tenham a mesma qualidade e nunca abaixe para um nível perigoso de ritmo, tempo, energia e intensidade.

Pra fora há o nome do grupo que estará exposto por um tempo grande antes da temporada - por conta da divulgação -, durante todo o período de apresentação - pois muitas pessoas saberão que estão no mês chave - e um pouco depois - que é o período que tudo reverbera daquilo que passou.

Ora, é de grande responsabilidade uma empreitada dessas porque se a peça estiver com a qualidade comprometida, tudo o que foi dito reverberá com péssimas reflexões e levará o nome do grupo a um patamar bem complicado para cativar o público.

Mas já não vale a reflexão?

Formação de público passa por ele não ser obrigado a ver a peça num final de semana que queremos, mas dar a tranquilidade para ele assistir ao seu espetáculo. Deixar com um período longo para que outros tenham a chance de serem informados pelos que já viram o espetáculo e não colocar uma faca no pescoço dele e dizer: " Vc terá apenas esse fim de semana pra me ver! Você vem?!!".

Formação de público também é estarmos aptos e com coragem de sabermos se nosso espetáculo está pronto para ser visto por pessoas que não nos conhecem e que estamos prontos para esse encontro no escuro - de ambos.

E isso não depende muito de outras forças a não ser do próprio bom senso do grupo que está investindo nisso.

Por ter acontecido uma temporada de Antigona, fizemos apresentações bem interessantes nos dias 23, 24, 25 e 27 de fevereiro, que mudaram o rumo de algumas cenas e deixou, segundo algumas pessoas que viram a peça , mas entendivel e próxima da platéia.

Dessa forma, outras pessoas vieram, dexaram seus mails e a partir de hoje sabem que existe um grupo de teatro chamado Teatro da Neura.

Acho que vale a pena o risco. E o público está cada vez mais ocupado em ver espetáculo que sabe que irá ficar um mês em cartaz do que aquele que só acontece por um fim de semana pros pais verem mesmo e acharem tudo lindo.

O público merece esse respeito e está na hora de nos colocarmos no papel de troca e não de exibição de nossas peças.

Um comentário:

  1. Beleza o post!
    Nenhuma novidade pra nós.
    É tudo verdade.
    Mas faltam espaços e falta autonomia aos espaços. E talvez falte um pouco de ousadia ou dessa consciência aos grupos.
    Você poderia complementar esse post falando sobre a falta de espaços.
    Abraço.
    Jr.

    ResponderExcluir