quarta-feira, 2 de julho de 2014
O VOO DA CORUJA
Com a desativação da Casa da Coruja cabe ao Teatro da Neura agradecer. Em meio a uma cidade onde os gestores públicos escolheram limitar ou desativar os espaços públicos tanto para os artistas da cidade quanto para o acesso do público a essas produções, cada espaço cultural independente é uma resposta importante para esse descaso.
terça-feira, 3 de junho de 2014
CONSELHOS DE CULTURA DO ALTO TIETÊ, UNI-VOS!!
Os desafios para a classe artística do Alto Tietê estão cada
vez mais claros e nem por isso mais fáceis. Há na região a tentativa de um
pensamento único em torno de políticas públicas para a cultura e outras um
tanto quanto manipuladoras e manipuláveis, deixando a nós todos – sem exceção –
em xeque e por isso com grande senso de responsabilidade para atuarmos com
urgência sob o risco de vivermos num atraso que só nos livraremos anos e anos a
frente.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
OS PRESENTES DE 10 ANOS
Remontagem de "E Não Vos Deixeis Cair em Tentação"
Em 2014 o Teatro da Neura completa 10 ano de atividades. Escolhemos o já tradicional Neurofobia para revisitarmos parte das nossas obras. realizamos leituras dramáticas, pré estreias de espetáculos além de apresentações de "O Velório" e "A Menina da Cabeça de Bola". Mas foi na finalização desse evento que o símbolo nos norteou.
quarta-feira, 21 de maio de 2014
A PRÉ-ESTREIA E SUA HISTÓRIA QUE (RE)INICIA
Essas próximas duas semanas ainda tem o Teatro da Neura comemorando seus 10 anos. Para esses dias de maio duas apresentações tem um fator muito especial para o grupo: a sensação de continuidade.
Esse maio não começou bem, convenhamos. Com o desrespeito da Secretaria Municipal de Cultura de Suzano no que se refere ao agendamento de dois eventos no mesmo dia - já denunciado aqui anteriormente - insistimos a reviver algumas de nossas montagens com leituras dramáticas.
Agora nesse fim de semana seguimos com uma montagem importantíssima.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
COMO DESRESPEITAR UM GRUPO DE 10 ANOS DE HISTÓRIA
Está difícil começar a escrever esse texto. Enquanto escrevo me lembro de passagens, detalhes, momentos difíceis e momentos deliciosos que o Teatro da Neura passou ao longo de seus 10 anos de trajetória. Com todo esse tempo - que na realidade nem é tanto tempo assim sob o ponto de vista histórico - tivemos que lutar por bandeiras, anseios, contra injustiças ...e não foram poucas.
segunda-feira, 3 de março de 2014
AOS POUCOS, SEMPRE
Dia 28/02/2014, o Bloco Carnavalesco Suburbaque sendo fortemente reprimido e seus organizadores sendo presos em
Mogi das Cruzes - SP > foto: Willian Ferro
Os gestores da região do Alto Tietê estão colocando em prática uma das suas maiores investidas contra a cultura popular e a cultura independente que se tem notícia nos últimos 10 anos. São ações com mandos e desmandos que tentam a todo custo calar a manifestação de qualquer artista-cidadão independente dessa região que não reze na cartilha de qualquer gestor do executivo ou articulador do legislativo.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
ESPAÇOS INDEPENDENTES E SEUS PASSOS
Cenário de Vidros do Teatro da Neura (2008) no Galpão das Artes em Suzano,
espaço esse desativado pela administração do atual secretário Suami de Azevedo
Está cada vez mais difícil produzir e acho que é por isso mesmo que cada vez mais a criação verdadeira se faz necessária. Artista que cria de verdade é como água que vai escorrendo e insistindo em abrir passagem em meio a rochas, plantas, desvios, barrancos...vai correndo, pingando e tomando seu espaço.
Assinar:
Postagens (Atom)