terça-feira, 31 de maio de 2011

OS TUCANOS BICAM O MOVIMENTO DE DANÇA PAULISTA


Bem, lá vamos nós de novo
.
Eu sempre disse que os PSDB, DEM, PFL - é tudo a mesma coisa - tem no discurso uma coisa e na prática outra. É a cara deles. Assim, eles falam aquilo que a gente quer ouvir principalmente em períodos eleitorais, mas fazem a linha dos bons moços vestidos de azul, defensores da liberdade, dos direitos humanos, da pessoas e aquela ladainha característica.

Pois bem. Como se não bastasse que, logo depois de nós - SIM, NÓÓÓÓS - termos ajudado a eleger o "digníssimo" Sr. Geraldo Alckmin no 1º turno para governador desse Estado e termos recebido a notícia um dia depois do aumento das tarifas de ônibus e metrô e por conseguinte a CPTM, o aumento das contas luz e água, temos agora a informação que, do nada, o governador encerra as atividades do Teatro da Dança simplesmente desrespeitando todo um trabalho que os artitas estão desenvolvendo por anos.

Veja, o caso é grave: já é uma luta quando essa turma tem alguma iniciativa de política cultural séria e, quando tem, desmorona do nada. Assim, a deus dará!

E levou tempo para o pessoal da dança se articular dentro de um pensamento tão burocrático que todo o aparelhamento do Estado impõe. Esse desmoronamento atrasa toda essa conquista e coloca o movimento em estado de alerta e com inseguranças desnecessárias para um trabalho tão bem organizado e sustentado, principalmente, pela classe.

Mas, que não fiquemos nos chão caídos. A Cooperativa de Dança, presidida pelo respeitável Sandro Borelli, manda um manifesto e pede a nossa ajuda nessa assinutarua para que esse movimento ganhe eco, força e assim, faça esses bando de tucanos repensarem essa atitude.

Vamos aglutinar forças. Quando um movimento artístico perde, a arte como um todo perde.

Abaixo o Manifesto:

MANIFESTO EM REPÚDIO AO FECHAMENTO DO TEATRO DE DANÇA
(São Paulo)


A DANÇA, aqui representada pelos profissionais, intérpretes, coreógrafos, professores, produtores, pesquisadores, diretores de companhias, cooperativas, universidades, movimentos e coletivos organizados, trabalhadores da cultura do estado de São Paulo, REPUDIAM A DECISÃO AUTORITÁRIA do Governo do Estado de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin que, junto ao Secretário do Estado da Cultura, Sr. Andrea Matarazzo, ENCERRAM de forma arbitrária as atividades desenvolvidas no TEATRO DE DANÇA.

Ambos, Alckmin e Matarazzo, desconhecem e desrespeitam o legado histórico e artístico deste espaço cênico. Ambos não sabem que a produção, circulação e fruição dos bens culturais é um direito constitucional, etêm que ser preservados. Desconhecem as necessidades e especificidades da DANÇA, tanto quanto dos demais segmentos – circo, teatro, música, literatura, poesia, cinema, dentre outros.

Não sabem que todas as manifestações necessitam ser contempladas numa visão, além do mundo artístico-cultural, e principalmente, distante da política de eventos, política que se instaurou no estado de São Paulo nos últimos 20 anos, à revelia dos artistas e da sociedade.

A classe artística indignada com o fechamento do TEATRO DE DANÇA reivindica a sua manutenção !

Reivindica a participação plena da sociedade nos processos decisórios das políticas públicas voltadas à cultura.

Participem assinando e declarando seu apoio a esse manifesto
Cooperativa Paulista de Dança
Os signatários

Nenhum comentário:

Postar um comentário