terça-feira, 10 de maio de 2011

A Sensação de uma Estréia



A estréia de uma peça é um momento que nunca mais vai acontecer; temos alí tantas variações em jogo acontecendo na mesma hora e ao mesmo tempo que não haverá mais chance de se ver a não ser pela primeira vez mesmo.

E não mudou nessa última semana na estréia das 3 novas peças do Teatro da Neura a saber: Quando as Máquinas Param, Dorotéia e Nova Canaã.

Cada uma com as suas características específicas tiveram seus momentos que só acontecem pelo fato de estarmos lidando com uma estréia. E a platéia - testemunha ocular de tudo o que acontece no palco - é capaz de ver um espetáculo completamente puro na sua essência e liberto de algo já fechado. Será nesse momento - o da estréia principalmente - que as maiores modificações se dará na peça.

Por isso uma estréia é sempre um momento de congregação franca entre platéia e espetáculo. É um ritual onde as vontades, desejos, curiosidades, animação, apreensão, ansiedade se juntam em torno de uma proposta.

Agora, passado esse momento, é chegada a hora de se divertir mais. As trocas continuarão, mas a estréia já é coisa do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário