segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conferência Municipal de Mogi, com pouca adesão, aconteceu

O que era esperado aconteceu: a Conferência Municipal de Cultura Mogi das Cruzes e a pouca adesão por parte dos artistas e população.

Apesar de saber que pouca gente se interessa por discussões mais pensadas sobre as coisas, vale lembrar que, quando a administradação do Sr. Marco Bertaiolli (DEMo, PFL, PSDB - é tudo a mesma coisa) iniciou, a Secretaria de Cultura chamou uma conversa com a classe artística para conversar e compreender o que queriam. Bem, aquilo já era uma forma de Conferência - ou estou enganado? - mas, como já era previsto por várias pessoas, era apenas uma chuva de verão: vem com tudo mas passa rapidinho e volta tudo ao normal logo depois.

Com o passar do tempo nada aconteceu com a Secretaria. Aliás, aconteceu. Houve, por força pessoal do prefeito, uma tentativa de fazer a Virada Cultural na cidade mesmo sem o interesse do Governo do Estado - vejam só! - e curiosamente não houve adesão do público e, apesar da mídia omitir, o CEMFORPE deu pane na rede elétrica por mais de 1 hora até que alguém arrumasse deixando as crianças que se apresentavam e o público presente meio que sem saber o que acontecia.

Depois disso, nada de muito sério ou que representasse que a Secretaria de Cultura estava interessada no que os artistas necessitam.

Daí para pouca adesão na Conferência não precisa muita coisa. A classe pode não ser o exemplo de organização mas também não é idiota. Adere quando percebe que o diálogo será respeitado.

Ora, porque será que na Conferência de Suzano 322 pessoas participaram e em Mogi pouco mais de 70? Contando com os funcionários!! Vale uma reflexão mais profunda.

Mas nem tudo foi ruim.

Quem foi colaborou, fez usa parte, contribuiu e acreditou que é imprescindível participar para resistir contra o descaso e a arrogância que assola administrações públicas no Alto Tietê. Propostas bem intencionadas e que indica que as pessoas estão atentas naquilo que realmente podem ajudar a melhorar políticas públicas.

Há muito trabalho a fazer e a luta é para que a administração não leve as propostas somente como algo que não lhe compete. Dessa vez, vira documento e para os que foram, tenho certeza que a politização ficou mais ampla e forte.

Parabéns para a Helizete e Nicoliche por terem sido escolhidas como delegadas. Estamos juntos para construir dias mais felizes, mas lúdicos e divertidos. Infelizmente, para esses dias chegarem será preciso muita luta e visão para os dias que estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário