quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mogi das Cruzes faz Conferência a toque de caixa

Bem, no começo ninguém queria.

O governador de São Paulo José Serra (PSDB, DEMo, PFL - é tudo a mesma coisa) já havia falado em alto e bom som com os representantes de cultura das cidades do Alto Tietê que não fariam a 2ª Conferência Estadual de Cultura tratando o tema até com descaso. Uma vergonha quando falamos do Estado que mais arrecada e que deveria ser o primeiro a dar o exemplo. Mas tudo bem, estamos falando de uma galera meio que reacionária e antiquada mesmo, não me assombra.

O problema é que os artistas desse Estado não são tão passivos assim. No meio de setembro, invadiram a Assembléia Legislativa de SP exigindo que o governo tivesse a coragem de discutir os rumos da Cultura no Estado. Pressionado, o governo cede e chama, a toque de caixa, a 2ª Conferência para o dia 24 de novembro.

Pois bem, foi isso acontecer para que a prefeitura de Mogi das Cruzes também propusesse realizar a sua. Como é subserviente ao que seu patrão quer, teve que programar no estilo "do jeito que dá" a sua Conferência. E nela não está garantido tempo suficiente para as discussões.

Aliás, não está garantido nada.

Com uma Conferência programada praticamente na última hora, pega seus representantes da secretaria municipal de cultura (sim com letra minúscula mesmo) de surpresa e, como é de se esperar de um governo conservador, sem a menor vontade de trabalhar.

Deve ser por isso que o evento vai começar às 12h, que o tempo para a discussão das salas está reduzidíssimo e que não será feita pré-conferências para que os artistas e população se interem do que tá acontecendo fora dos limites geográficos da cidade e efetivamente se colocarem como uma cidade que comemora 450 anos de existência.

Desse jeito, será fácil se os artistas não se comprometerem. É tudo o que eles querem.

Então, como um otimista de olho aberto que sou para a cultura, dentro de meus limites, torço para que os artistas dêem trabalho para a administração do senhor Marco Bertaiolli (DEMo, PSDB, PFL - é tudo a mesma coisa) e coloquem a mão nesse intrumento imprescindível para a construção e politização da classe.

Não dá mais pra sermos manipulados por esses senhores de gabinete que não tem o menor interesse em fazer política cultural e ficam de fantoche do governo do Estado.

urgh!!

Dia 24 de outubro, que Mogi faça história! A sua e não de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário