sábado, 3 de outubro de 2009

Um Salve Geral para as duas classes



Agora entendi porque a revista Veja meteu o pau no filme de Sérgio Resende, Salve Geral:


1 - Porque mostra uma classe média que só se mete em alguma coisa quando o assunto mexe diretamente com ela (vide Movimento Cansei, urgh!);


2 - Porque delata, mesmo que não panfletário, o Estado de São Paulo rendido a uma criminalidade doida;


3 - Porque revela para os burgueses de direita - e porque não alguns da esquerda - que já existe um estado paralelo entre os prisioneiros e que eles, por si só, já estão evitando maiores massacres nas cadeias sem a presença do Estado governado pelo Sr. José Serra do PSDB, DEMo, PFL - tudo a mesma coisa;


4 - Porque esclarece que essa bomba chamada Sistema Carcerário Brasileiro só não estoura porque os presos não querem;


5 - E porque direitistas não assumidos não gostam de se verem na telona denunciados como "façotudoquetiverquefazerpramanteroquetenhonãoimportaoqueeutenhaquefazer".


Mas é óbvio que não é completo. Mas também nem deveria. As obras não foram feitas para ser fechadas. Servem como pretexto para discutirmos o que faltou, o que sobrou e o que deveria ser melhor. Mas é importante que sempre que vemos filmes onde a sociedade é colocada em xeque, possamos discutir livremente.


Salve Geral é um filme simples mas mostra um Estado da polícia completamente despreparado para lidar com questões complexas. A ordem é a opressão, é a matança e ninguém nunca é responsabilizado. Assim, os dois lados ficam impunes.


O filme bate em cheio nas duas classes sociais que não conseguem dialogar e, como diz o Baumman: "um põe o muro para que o de fora não entre e para que o de dentro não saia".


Pois bem. Fico feliz que a revista Veja não tenha gostado. Eu sabia que gostaria da coisa. É assim mesmo meus amigos da Veja, Alexandre Garcia e Maria Leitão: infelizmente vocês tem que negociar com esses lixos humanos que vocês querem mais é verem mortos, ou torturados, ou esquecidos na cadeias.


Vocês produziram esse lixo e tem que ver nas telonas aqui no Brasil e no exterior o mostro que produziram junto com o senhores do PSDB, DEMo, PFL (tudo a mesma coisa.)


Ah, mas deve ter algum SPA ou Mc Donald ou Academia ou Big Brother ou Malhação ou Revista Época ou revista Isto É ou terapeuta internacional para salvá-los do stress.


E vão de vidros blindados ok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário