sábado, 3 de outubro de 2009

5ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano resiste

A 5ª Mostra de Referências Teatrais é uma conquista de loucos sonhadores que lutam para emplacar um projeto que resiste contra burocracia da máquina estatal pra continuar sua trajétória.

Não é fácil.

A burocracia é forte mas a vontade de realizar o evento que se tornou o mais expresivo em toda região do Alto Tietê é dura na queda também. Digo mais expressivo porque, mesmo com o apoio indiscutível da Prefeitura de Suzano, ele é tocado por artistas que trabalham sem descansar pra elevar o nível de produção cultural dos artistas da cidade e, por tabela, levar obras mais bem acabadas pra população. E a Mostra de Referências tem esse objetivo.

Tudo bem que os grupos assistem a peças e não conseguem pensar sobre as obras que fazem. Acham que estão ótimos, mas isso é um assunto pra mais tarde.

Nesse ano, ela sai praticamente aos 45 minutos do segundo tempo mas muito bem acabada. Teremos grupos já conhecidos da população Suzanense como o Folias - SP (dia 11), A Boa Cia - Campinas (dia 18), Bete Dorgan - SP ( dia 25), Cia Fraternal - SP (dia 28), mas também tem o pessoal de Santo André com o Nekropolís e o RAinhas e o Grupo Tapa e por aí vai.

Grupos efetivamente de referência estarão aqui pra fazer a gente se divertir e pensar para além de nossas vidas individuais. Acredito que o teatro ainda é uma das poucas manifestações onde o coletivo é valorizado e os encontros, especiais.

Dia 08 de outubro começa com um coquetel bem bacana no Boteco Helena. Será um dia de tranquilidade para depois vir a correria das apresentações.

Enquanto isso a Mostra vai prosseguindo. Caminhando devagar, com avanços modestos de ano pra ano, mas prosseguindo.

Que estejamos atentos para os próximos anos que serão igualmente duros e, se desviarmos do projeto; se deixarmos nos invadir por atitudes pessoais, aqueles que querem dinamitar isso tudo estarão prontos pra atirar nesse tendão.

Um olho no peixe e outro no gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário