quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Brasil dá de Cara com a América Latina




Mas vejam que maravilha para o olhar de soslaio que o Brasil sempre deu pros assuntos da América Latina: Manoel Zelaya, presidente deposto de Honduras por um golpe militar a la década de 60 é acolhido pela embaixada do brasileira no país depois e sofrer resistências fortíssimas dos golpistas de lá.

Isso é impressionante por vários motivos. Mas acredito que dois deles valem ressaltar.

1º - O Brasil sempre teve um olhar bem distante sobre os problemas e assuntos em comum com os vizinhos da América Latina. Os presidentes que já passaram por aqui não costumavam visitar nenhum país perto daqui deixando-os a míngua e se fazendo de "não sou daqui" para que não se envolvesse em questôes cruciais. Isso acontecia antes porque, de uma certa forma, mantemos uma postura imperialista com esses países e assim podemos fazer vistas grossas com os bolivianos que são explorados em São Paulo - só pra ser mais específico - e também com o olhar torto que fazemos quando encontramos outros latinos pelas ruas das cidades.

Ora, com a intenção do Brasil de acolher Manuel Zelaya, várias manifestações contrárias - e claro, da Rede Globo e seus irmãos reacionários e conservadores - vieram a tona e sem nenhum escrúpulo. com a campanha presidencial aqui já está dada, vale tudo pra atingir a imagem do presidente Lula.

Dessa forma, a população já está ficando atenta ao que aconteceu por lá e, de repente se vê como um agente de opinião para pessoas que nunca tinham "visto". E fico feliz de, por um momento estarmos conversando sobre o nosso continente historicamente lutador e resistente.

2º - Outro ponto que impressiona é a coragem do presidente Lula de se expor. Assume a responsalibilidade que covardemente seus antecessores nunca assumiram e acolhe um presidente democraticamente eleito e autoritariamente derrubado. É uma postura polítca que vai forçar o EUA a se manifestar e a também tomar uma posição. Um país com proposrções continentais ocmo o Brasil, quando toma uma postura dessas, mexe com o resto do continente.

E os EUA, meu amigos, TAMBÉM FAZ PARTE DA AMÉRICA LATINA!!! Vejam só.

Agora, é nós percebermos nossa resposnabilidade de tbém atuar na política da Amércia Latina e entender que de uma hora pra outra, teremos que nos mexer e parar de assistir disney e discovery pra também nos depararmos com golpes bem mais duros que ainda estão por vir.

E o Brasil está na mira.

Mas isso é um outro assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário