terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Coletivo e o Indivíduo


O momento de organização da classe teatral em Suzano passa por um limiar bem tênue entre um coletivo preocupado com assuntos da classe artística enquanto um discurso de classe trabalhadora que oferece seus conhecimentos (que é a produção artística de alguma idéia que sirva ao bem comum) e o bem individual, que visa a ascenção pessoal sem uma preocupação em criação de políticas públicas e sim fazer do poder público balcão de pedidos isolados e sem interesse maior.

E essa luta não é fácil porque o individualismo nos empurra cada vez mais para pressões que acabam levando a todos para uma luta de foices, espadas e chicotes somente para alcançar algum tipo de privilégio e garantir - mesmo que momentâneamente - privilégios sem olhar o que isso reflete em volta.

E essa manifestação de individualismo se deu na última reunião do Coletivo Cênico de Suzano que, depois de ter determinada na reunião anterior que discutiríamos sobre políticas públicas, nessa nem 5% das pessoas não estavam. Simples assim!!!

E aí fico perguntando se realmente é o momento de discutir assuntos tão elevados. Se não é melhor a classe perder algumas conquistas para perceber que, se querem viver disso, se efetivamente o tempo que usam para o teatro é o tempo que querem usar pela vida toda, é necessário luta constante e que avance nas lutas individuais.

Só sei que saio desmotivado e percebo que minha luta terá que caminhar pra um confronto mais direto e contundente se eu quiser ajudar a organizar isso que chamamos de classe.

Acho que a luta contra o individualismo é maior do que eu imaginava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário