terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os Tempos Estão Líquidos


Zygmunt Bauman, um sociólogo polonês - pois americano não seria - escreveu uma série de livros onde discute a degradação social, mas a partir de um ponto bem específico que os partidos políticos de esquerda ainda não se adaptaram - apesar de negarem isso até a morte - que é o homem enquanto homem mesmo (aquele que o Marx falava há não sei quantos anos!!).

E no livro Tempos Líquidos editado pela Editora Zahar ele aborda uma questão que convivemos todos os dias que é a insegurança.

- Você se sente inseguro?
- Já pensou em cuidar da segurança da sua família, propriedade ou bens menores com seguros individuais?
- Acha que o Estado não tá com nada?
- Não relaciona as manchetes da grande mídia louca com o seu dia-a-dia e sua postura?
- Não se preocupa com movimentos socias e, quando os vê na TV, mete o pau porque "é um bando de vagabundo que não tem o que fazer"?

Pois bem, se você respondeu a sim em pelo menos UMA dessas questões, então está colaborando para um mundo pior e em constante deterioração. Pois os planos que estão aí na nossa cara estão sendo pensados, planejados e executados há décadas - e ouso dizer, séculos - pelos que sempre tiveram poder e usurparam dos mais pobres.

Mas ainda há tempo. Acho que podemos invadir a alma humana, conhecer-nos e avançar pra questões mais humanas e solidárias.

Não vou me estender mais. Compre o livro ou pegue emprestado de quem tem. Vale mais a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário