terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um Che para todos


Os dois filmes que o diretor Steven Soderbergh fez sobre a luta de Che Guevara é uma obra de arte a parte. A começar pela audácia em não ser falado em inglês - o que deve ter causado um certo desconforto para os holywoodianos de plantão - e colocado o protagonista em sua língua natal.

Depois pela pegada do filme que - graças a interpretação primorosa de Benicio Del Toro - deu-nos um Che humano e sem misticismo. Quando digo humano, estou dizendo homem mesmo. Daqueles que gostamos de chamar de humanos, aqueles que diferenciam de qualquer outro animal porque pensa no próximo de forma racional e apaixonada.

Mas ainda tem a cor do filme (o que os técnicos chama de fotografia) que nos transporta para dentro das duas guerrilhas que enfrentou. Com pouca trilha sonora, a crueza dos momentos dificeis não é atemorizada.

A estratégia e a coragem que aqueles homens tiveram ao lutar por seus ideais infelizmente não é hoje colocada em pauta. Acho que é por isso que essa figura de Che ainda é desconhecida. Lutar por aquilo que acredita ainda é algo que parece distante da realidade. Sempre lutamos pela vida e pelo enriquecimento dos outros como se nunca fosse possível mudar.

O que os artistas mais querem é uma arte de ruptura, mas sua vida cotidiana é de submissão, de exploração, de permanência de valores que na obra tenta quebrar. Ai ai...

Percebo que, pelo fato do filme nos trazer um homem no sentido mais sublime da coisa, fica mais dificil de compreender, de sofrer e de entender porque ele nunca desistiu de seus ideais e prosseguiu, mesmo com todas as dificuldades, em direção de uma sociedade mais justa.

Veja só, enquanto ele lutava por um mundo melhor, aqui nós temos que ver nossas liberdades individuais indo embora e proibição atrás de proibição. É lei anti fumo, rodízio de carros duas vezes por semana, não pode iss, não pode aquilo.

Parabéns Soderbergh pelo Che humano. Aquele que nem a esquerda gosta muito de ver e que a direita não compreende e acha graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário